A educação do campo e a participação popular

retrocessos e esperança, a luta contra forças antagônicas

Autores

  • Gisely Storch do Nascimento Santos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO https://orcid.org/0000-0002-9665-6594
  • Rafael Norberto de Aquino Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO https://orcid.org/0000-0001-9423-3742
  • Fábio Santos de Andrade Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1510

Palavras-chave:

Política publica, Pluralidade Cultural, Educação do Campo, movimentos sociais

Resumo

O presente estudo tem por objetivo refletir sobre a educação do campo na perspectiva da valorização dos saberes e vivências como instrumento de emancipação e contraposição à ideologia política, econômica, cultural colonial e capitalista. . A pesquisa evidencia a importância dos movimentos sociais no processo de construção de políticas públicas para a educação do campo, os retrocessos e a esperança para a luta em prol da educação do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisely Storch do Nascimento Santos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Rondônia. Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia UNIR. Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa - Faculdades Integradas de Cacoal. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no IFRO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Colorado do Oeste.. Membro do Grupo de Pesquisa LINAHC - Linguagens, Artes e Humanidades em Educação na Contemporaneidade, do Instituto Federal de Rondônia - IFRO e do Grupo de Pesquisa GEP - Grupo de Estudos Pedagógicos, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Rafael Norberto de Aquino , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO

Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus Ilha Solteira; Mestre em Ciências pelo Programa de Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) ; Especialista em Licenciamento Ambiental pela Universidade Gama Filho (2010); Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pela UAB/IFRO 2022; Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário FAEL (2023); Licenciado em Educação Profissional e Tecnológica pela UAB/IFRO (2022); Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Colorado do Oeste (2009); Licenciando em Artes Visuais (2024-2025); Graduando em Gestão Públicas (2024-2025); Avaliador do MEC de instituições e cursos superiores integrante do Banco Nacional de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis).  Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFRO - Campus Colorado do Oeste .  Pesquisador nos grupos de pesquisa Educação e Práticas Integradas (EDUCA) do IFRO e no grupo de pesquisa Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar da UNESP.

Fábio Santos de Andrade, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professor Associado da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Lider do HUMANIZE - Grupo de Pesquisa sobre História, Educação Social e Vida Cotidiana; membro da coordenação da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (REBEDH).

Referências

ARROYO, M. G; CALDART, R. S. MOLINA, M. C. (Orgs.) Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

ARROYO, M. G. Políticas de formação de educadores(as) do campo. Caderno CEDES, Campinas, vol.27, n.72, mai/ago 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622007000200004

BOGDAN, R; BIKLEN, A. K. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e métodos. Porto Editora Ltda, 1994.

BONETI, L.W. Educação e movimentos sociais hoje. In: ALMEIDA, M.L.P.; JEZINE, E. Educação e movimentos sociais: novos olhares. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

BRANDÃO, C. R. A Educação popular na escola cidadã. Petrópolis: Vozes, 2002.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nova LDB (Lei no 9394/96). Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 11 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação – Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Brasília, DF, 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13800-rceb001-02-pdf&category_slug=agosto-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 11 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação – Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo. Referência para uma política nacional de Educação do Campo. Caderno de subsídios, Brasília, DF, 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaodocampo/referencias.pdf>. Acesso em 01 dez de 2022.

BRASIL. Ministério da Educação – Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Brasília, DF, 2008.Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao_2.pdf>. Acesso em 05 jan de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Decreto nº 7.352/2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Brasília, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file>. Acesso em 01 fev de 2023.

CANEN, A. Sentidos e dilemas do multiculturalismo: desafios curriculares para o novo milênio. In: MACEDO, Elizabeth; LOPES, Alice Casimiro. Currículos, debates contemporâneos. São Paulo: Cotez, 2010.

CRESWELL, J. W.. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Trad. Magda Lopes 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DUSCHATZKY, S; SKLIAR, C. O nome dos outros: narrando a alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (Org.). Habitantes de Babel: Políticas e Poéticas da diferença. Autêntica: Belo Horizonte, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2005.

FREIRE, P; FAUNDEZ, A. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

FREIRE, P. Educação e mudança . 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo, SP: Atlas, 1999.

LEITE, S. C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.

MACHADO, I. F.Educação do campo e diversidade. Perspectiva, Florianópolis, v.28, n. 1, 141-156, Jan./Jun. 2010. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n1p141

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo, SP: Atlas, 1994.

PIZZANI, L. et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 53–66, jul./dez, 2012. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v10i1.1896

PESSOA, F. Poesia, Alberto Caeiro. Edição de Fernando Cabral 97 Martins e Richard Zenith. Lisboa, Assírio & Alvim. 2001.

SANTOS, S. C. M. Nas veredas por reconhecimento social: o papel da educação na desconstrução da inferioridade dos sujeitos do campo. 2012. f. 264. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2012.

Twitter. Bolsonaro, J. M. Ministro da Educação desmonta secretaria de diversidade e cria pasta de alfabetização. Brasília, 02, janeiro de 2019.

Downloads

Publicado

2024-06-27

Como Citar

SANTOS Storch do Nascimento , G., AQUINO Norberto, R., & ANDRADE Santos, F. (2024). A educação do campo e a participação popular: retrocessos e esperança, a luta contra forças antagônicas. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 21(1), 197–218. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1510