A educação do campo e a participação popular

retrocessos e esperança, a luta contra forças antagônicas

Auteurs

  • Gisely SANTOS Storch do Nascimento Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO https://orcid.org/0000-0002-9665-6594
  • Rafael AQUINO Norberto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO https://orcid.org/0000-0001-9423-3742
  • Fábio ANDRADE Santos Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI :

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1510

Mots-clés :

Política publica, Pluralidade Cultural, Educação do Campo, movimentos sociais

Résumé

O presente estudo tem por objetivo refletir sobre a educação do campo na perspectiva da valorização dos saberes e vivências como instrumento de emancipação e contraposição à ideologia política, econômica, cultural colonial e capitalista. . A pesquisa evidencia a importância dos movimentos sociais no processo de construção de políticas públicas para a educação do campo, os retrocessos e a esperança para a luta em prol da educação do campo.

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Gisely SANTOS Storch do Nascimento , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Rondônia. Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia UNIR. Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa - Faculdades Integradas de Cacoal. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no IFRO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Colorado do Oeste.. Membro do Grupo de Pesquisa LINAHC - Linguagens, Artes e Humanidades em Educação na Contemporaneidade, do Instituto Federal de Rondônia - IFRO e do Grupo de Pesquisa GEP - Grupo de Estudos Pedagógicos, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Rafael AQUINO Norberto, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO

Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus Ilha Solteira; Mestre em Ciências pelo Programa de Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) ; Especialista em Licenciamento Ambiental pela Universidade Gama Filho (2010); Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pela UAB/IFRO 2022; Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário FAEL (2023); Licenciado em Educação Profissional e Tecnológica pela UAB/IFRO (2022); Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Colorado do Oeste (2009); Licenciando em Artes Visuais (2024-2025); Graduando em Gestão Públicas (2024-2025); Avaliador do MEC de instituições e cursos superiores integrante do Banco Nacional de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis).  Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFRO - Campus Colorado do Oeste .  Pesquisador nos grupos de pesquisa Educação e Práticas Integradas (EDUCA) do IFRO e no grupo de pesquisa Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar da UNESP.

Fábio ANDRADE Santos, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professor Associado da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Lider do HUMANIZE - Grupo de Pesquisa sobre História, Educação Social e Vida Cotidiana; membro da coordenação da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (REBEDH).

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Publiée

2024-06-27

Comment citer

SANTOS Storch do Nascimento , G., AQUINO Norberto, R., & ANDRADE Santos, F. (2024). A educação do campo e a participação popular: retrocessos e esperança, a luta contra forças antagônicas. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 21(1), 197–218. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1510