A educação do campo e a participação popular
retrocessos e esperança, a luta contra forças antagônicas
DOI :
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1510Mots-clés :
Política publica, Pluralidade Cultural, Educação do Campo, movimentos sociaisRésumé
O presente estudo tem por objetivo refletir sobre a educação do campo na perspectiva da valorização dos saberes e vivências como instrumento de emancipação e contraposição à ideologia política, econômica, cultural colonial e capitalista. . A pesquisa evidencia a importância dos movimentos sociais no processo de construção de políticas públicas para a educação do campo, os retrocessos e a esperança para a luta em prol da educação do campo.
Téléchargements
Références
ARROYO, M. G; CALDART, R. S. MOLINA, M. C. (Orgs.) Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
ARROYO, M. G. Políticas de formação de educadores(as) do campo. Caderno CEDES, Campinas, vol.27, n.72, mai/ago 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622007000200004
BOGDAN, R; BIKLEN, A. K. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e métodos. Porto Editora Ltda, 1994.
BONETI, L.W. Educação e movimentos sociais hoje. In: ALMEIDA, M.L.P.; JEZINE, E. Educação e movimentos sociais: novos olhares. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.
BRANDÃO, C. R. A Educação popular na escola cidadã. Petrópolis: Vozes, 2002.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nova LDB (Lei no 9394/96). Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 11 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação – Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Brasília, DF, 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13800-rceb001-02-pdf&category_slug=agosto-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 11 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação – Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo. Referência para uma política nacional de Educação do Campo. Caderno de subsídios, Brasília, DF, 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaodocampo/referencias.pdf>. Acesso em 01 dez de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação – Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Brasília, DF, 2008.Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao_2.pdf>. Acesso em 05 jan de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Decreto nº 7.352/2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Brasília, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file>. Acesso em 01 fev de 2023.
CANEN, A. Sentidos e dilemas do multiculturalismo: desafios curriculares para o novo milênio. In: MACEDO, Elizabeth; LOPES, Alice Casimiro. Currículos, debates contemporâneos. São Paulo: Cotez, 2010.
CRESWELL, J. W.. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Trad. Magda Lopes 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DUSCHATZKY, S; SKLIAR, C. O nome dos outros: narrando a alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (Org.). Habitantes de Babel: Políticas e Poéticas da diferença. Autêntica: Belo Horizonte, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2005.
FREIRE, P; FAUNDEZ, A. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, P. Educação e mudança . 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo, SP: Atlas, 1999.
LEITE, S. C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.
MACHADO, I. F.Educação do campo e diversidade. Perspectiva, Florianópolis, v.28, n. 1, 141-156, Jan./Jun. 2010. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n1p141
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo, SP: Atlas, 1994.
PIZZANI, L. et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 53–66, jul./dez, 2012. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v10i1.1896
PESSOA, F. Poesia, Alberto Caeiro. Edição de Fernando Cabral 97 Martins e Richard Zenith. Lisboa, Assírio & Alvim. 2001.
SANTOS, S. C. M. Nas veredas por reconhecimento social: o papel da educação na desconstrução da inferioridade dos sujeitos do campo. 2012. f. 264. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2012.
Twitter. Bolsonaro, J. M. Ministro da Educação desmonta secretaria de diversidade e cria pasta de alfabetização. Brasília, 02, janeiro de 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Fênix - Revista de História e Estudos Culturais 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.