SGT. PEPPER’S LONELY HEARTS CLUB BAND
UMA COLAGEM DE SONS E IMAGENS
Palavras-chave:
Beatles, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, Arte PopResumo
Este artigo propõe uma interpretação do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. Por meio de colagens diversas, esse álbum esfumaçou os limites entre a chamada cultura erudita e a cultura de massa, entre o Oriente e o Ocidente, entre a música popular e a música de vanguarda, criando assim arte pop – que não deve ser entendida como oposta ao culto e sinônimo de massificação, mas sim como um mosaico, como um hibridismo cultural. Assim, o artigo discute esse hibridismo cultural a partir de algumas apropriações de procedimentos da arte de vanguarda da época, que foram realizadas pela canção popular.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Tradução de Guido A. de Almeida, Rio de Janeiro: J. Zahar, 1985.
COELHO, Teixeira. Os Beatles: uma correspondência entre as artes e a cultura. In: ______. Guerras Culturais. São Paulo: Iluminuras, 2000.
CONNOR, Steven. Cultura Pós-Moderna. Introdução ás Teorias do Contemporâneo. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Tradução de Estela S. Abreu. 5. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DIAS, Márcia T. Os Donos da Voz. Indústria Fonográfica Brasileira e Mundialização da Cultura. São Paulo: Boitempo/Fapesp, 2000.
DURÃO, Fabio Akcelrud. Duas formas de se ouvir o silêncio: revisitando 4’33”. Kriterion – Revista de filosofia da UFMG, Belo Horizonte, n. 112, p. 429-441, dez. 2005.
FRIEDLANDER, Paul. Rock’n’Roll: uma história social. Rio de Janeiro: Record, 2002.
JAMBEIRO, Othon. Canção de Massa. São Paulo: Pioneira, 1975.
MARTIN, George. Paz, Amor e Sgt. Pepper. Os bastidores do disco mais importante dos Beatles. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995.
MILLES, Barry. Paul McCartney. Many years from now. Tradução de Mário Vilela, São Paulo: DBA, 2000.
MUGGIATI, Roberto. A Revolução dos Beatles. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997.
PUTERMAN, Paulo. Indústria Cultural: agonia de um conceito. São Paulo: Perspectiva, 1994.
RICHTER, Hans. Dada: arte e anti-arte. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
ROYLANCE, Brian; et al. The Beatles. Antologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
STOKES, Geoffrey. The Beatles. Tradução de F. Nuno e S. Salerno. São Paulo: Melhoramentos, 1982.
TERRA, Vera. Acaso e Aleatório na Música. Um estudo da indeterminação nas poéticas de Cage e Boulez. São Paulo: EDUC/Fapesp, 2000.
WOOD, Paul. Arte Conceitual. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.