SGT. PEPPER’S LONELY HEARTS CLUB BAND

UMA COLAGEM DE SONS E IMAGENS

Autores

  • José Adriano Fenerick Universidade de São Paulo – USP
  • Carlos Eduardo Marquioni Universidade Tuiuti do Paraná – UTP

Palavras-chave:

Beatles, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, Arte Pop

Resumo

Este artigo propõe uma interpretação do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. Por meio de colagens diversas, esse álbum esfumaçou os limites entre a chamada cultura erudita e a cultura de massa, entre o Oriente e o Ocidente, entre a música popular e a música de vanguarda, criando assim arte pop – que não deve ser entendida como oposta ao culto e sinônimo de massificação, mas sim como um mosaico, como um hibridismo cultural. Assim, o artigo discute esse hibridismo cultural a partir de algumas apropriações de procedimentos da arte de vanguarda da época, que foram realizadas pela canção popular.

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Biografia do Autor

José Adriano Fenerick, Universidade de São Paulo – USP

Doutor em História pela FFLCH-USP; Departamento de Música – Unicamp; Bolsista de pós-doutorado do CNPq

Carlos Eduardo Marquioni, Universidade Tuiuti do Paraná – UTP

Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti-PR.

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Publicado

2008-03-31

Como Citar

Fenerick, J. A. ., & Marquioni, C. E. . (2008). SGT. PEPPER’S LONELY HEARTS CLUB BAND: UMA COLAGEM DE SONS E IMAGENS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 5(1), 1–21. Recuperado de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/172