JOGOS TEATRAIS NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
Palavras-chave:
Jogo Teatral, Formação de Professores, PedagogiaResumo
Este texto apresenta parte dos resultados da pesquisa realizada em nível de mestrado que procurou contribuir para que a dimensão lúdica e artística seja assumida como campo de conhecimento e formação nos cursos de Pedagogia. Para dar conta desta tarefa foram percorridas algumas fases, dentre elas a reflexão sobre a contribuição das metodologias de Jogos Teatrais e de Jogos Teatrais Brechtianos para a formação de pedagogos. Esta temática continua a ser explorada no âmbito do doutorado que encontra-se em andamento, no qual realizamos intervenções com o jogo teatral e a dança educativa junto a educadores de creches da rede pública de ensino. A investigação concluiu que a dedicação do professor à prática do jogo e à reflexão auxilia na constituição da “atitude lúdica docente” e na realização de uma aula semelhante ao brincar: atividade livre, criativa, imprevisível, capaz de absorver a pessoa que brinca.
Downloads
Referências
BROUGÈRE, G. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
COURTNEY, R. Jogo, teatro & pensamento. São Paulo: Perspectiva, 1980.
ESTRELA, M. T. Processos de identificação de necessidades: uma reflexão. Revista de Educação, Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, vol.VIII, n. 1, p. 29-47,1999.
FORTUNA, T. R. Formando professores na universidade para brincar. In: SANTOS, Santa Marli P. (Org.) A ludicidade como ciência. Petrópolis: Vozes, 2001.
FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
HENRIOT, J. Sous couleur de jouer: la metaphore ludique. Paris: Ed. José Corti, 1989.
JAPIASSU, R. V. Metodologia de ensino de teatro. Campinas: Papirus, 2001.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Encontros e desencontros na formação dos profissionais de educação infantil. In: Machado, M.L. (Org.). Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo: Cortez, 2005.
KOUDELA, I. D. Brecht na pós-modernidade. São Paulo: Perspectiva, 2001.
KOUDELA, I. D. Texto e Jogo: uma didática brechtiana. São Paulo: Perspectiva, 1996..
LOMBARDI, Lúcia Maria dos Santos. Jogo, brincadeira e prática reflexiva na formação de professores. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo – USP, 2005.
NEGRINE, A. Ludicidade como Ciência. In: SANTOS, Santa Marli P. (Org.) A ludicidade como ciência. Petrópolis: Vozes, 2001.
PAVIS, P. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
PUPO, M. L. de S. B. Além das dicotomias. Anais do Seminário Nacional de Arte e Educação – Educação emancipatória e processos de inclusão sócio-cultural. FUNDARTE, Montenegro, out/ 2001.
SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, Antonio. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
WERLANG, C. Jogos dramáticos e brincadeiras cantadas mediando a formação lúdica do educador dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Maria, 2002.
ZEICHNER, K. Formação de professores: contato direto com a realidade da escola. Revista Presença pedagógica, v.6, n. 34, jul/ago. 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.