CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA
REALIDADE ESCOLAR, PROPOSTAS E PRÁTICAS NA SALA DE AULA
Palavras-chave:
Cinema, Ensino de História, Orientações metodológicasResumo
Atualmente, não se constitui uma novidade a afirmação de que o cinema possui, dentre tantas outras coisas, um grande potencial didático a ser explorado no ensino, no entanto, os filmes não são usados convenientemente em sala de aula. O artigo tem como objetivo, portanto, apresentar e discutir alguns procedimentos metodológicos de como usar o cinema no ensino de História.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Joaquim Canuto Mendes de. Cinema contra cinema: bases gerais para um esboço de organização do cinema educativo no Brasil. São Paulo: Editora Limitada, 1931.
AZZI, Riolando. Cinema e educação: orientação pedagógica e cultural de vídeos. São Paulo: 1996.
BERNARDET, Jean-Claude; RAMOS, Alcides Freire. Cinema e história no Brasil. 3 ed. São Paulo: Contexto, 1994.
BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DUARTE, Rosália. Cinema & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
FERRO, Marc. Cinema e História. Tradução de Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FERRO, Marc. O filme: uma contra-análise da sociedade. In: LE GOFF, J.; NORA, P. (Orgs.). História: novos objetos. Tradução de Terezinha Marinho. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.
FRANCO, Marília da Silva. A natureza pedagógica das linguagens audiovisuais. In: Cinema: uma introdução à produção cinematográfica. São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
LEUTRAT, Jean-Louis. Uma relação de diversos andares: cinema e história. Tradução de Rubens Machado. Imagens, Campinas, n. 5, ago./dez. 1995.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
NOVA, Cristiane. O cinema e o conhecimento da história. Olho da História, Salvador, v. 2, n. 3, nov. de 1996.
NOVINSKY, Anita. A inquisição. 8 ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. Cinema e propaganda política no fascismo, nazismo, salazarismo e franquismo. História: Questões & Debates, Curitiba, ano 20, p. 102, jan./jun. 2003.
PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
ROSENSTONE, Robert. História em imagens, história em palavras: reflexões sobre as possibilidades de plasmar a história em imagens. O Olho da História, Salvador, v. 1, n. 5, set. de 1997.
SÁ, Irene T. Cinema e educação. Rio de Janeiro: Agir, 1967.
SÁ, Irene. Cinema, presença na educação. Rio de Janeiro: Renes, 1976.
SERRANO, Jonathas; VENÂNCIO FILHO, Francisco. Cinema e educação. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1931.
SCHVARZMAN, Sheila. Humberto Mauro e as imagens do Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
SORLIN, Pierre. Indispensáveis e enganosas: as imagens, testemunhas da história. Tradução de Anne-Marie Milon Oliveira. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.