O GÊNERO ROMANCE E SUA ESPECIFICIDADE MODERNA

DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA A PARTIR DE A LA RECHERCHE DU TEMPS PERDU

Autores

  • Paulo Rodrigo Andrade Haiduke Universidade Federal do Paraná – UFPR

Palavras-chave:

Romance, Literatura Francesa, Modernidade

Resumo

Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado[1] que têm por objeto o romance A la Recherche du Temps Perdu[2] de Marcel Proust (1871-1922) e que prioriza a discussão do uso da literatura nos estudos históricos. O objetivo é localizar historicamente o gênero literário romance, ou seja, buscar sua contextualização histórica. Embora o foco aqui não seja analisar exaustivamente o referido romance proustiano, há algumas citações e referências a esta obra. Pois o presente texto surgiu da necessidade de compreender em que espaço, já constituído historicamente, o escritor Marcel Proust conseguiu lançar e firmar seu projeto criador, sua Recherche. Portanto este artigo é resultado da problematização de uma modalidade de fonte histórica (um romance do início do século XX), a qual exigiu um recuo temporal para compreender as especificidades históricas do gênero romance.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Rodrigo Andrade Haiduke, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Mestre em História (UFPR/2009). Doutorando em História (sob orientação do Prof. Dr. José Roberto Braga Portella). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Referências

BENJAMIN, W. A imagem de Proust. In: BENJAMIN, W. Obras Escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. 7 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BOURDIEU, P. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. 2 ed. São Paulo: Cia. das letras, 2005.

BOOTH, W. A retórica da ficção. Lisboa: Arcádia, 1980.

DÖBLIN, A. O romance histórico e nós. História, questões e debates, Curitiba, n. 44, ano 23, 2006.

ELIAS, N. O processo civilizador – Formação do Estado e Civilização. 2 ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1993.

ELIAS, N. A sociedade de corte. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

FOUCAULT, M. Nietzsche. Freud e Marx. In: FOUCAULT, M. Um diálogo sobre os prazeres do sexo – Nietzsche, Freud e Marx. Theatrum philosoficum. 2 ed. São Paulo: Landy, 2005.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. 14 ed. Rio de Janeiro: Graal, 2001.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Petrópolis: Vozes, 1971.

FRIEDRICH, H. Estrutura da lírica moderna: da metade do século XIX a meados do século XX. São Paulo: Duas Cidades, 1978.

HAIDUKE, P. R. A. A modernidade entre o desencanto e a idealização: um diálogo entre história e literatura a partir do romance A La Recherche Du Temps Perdu de Marcel Proust. 2009. Dissertação (Mestrado em História) – Pós Graduação em História, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

KARVAT, E. História & Literatura: Reflexões sobre História da História a partir de notas de História da Literatura. In: GRUNER, C.; DENIPOTI, C. Nas tramas da ficção: história, literatura e leitura. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.

LACAPRA, D. História e Romance. Revista de História, Campinas, n. 2/3, 1991.

LE GOFF, J. Documento/monumento. In: LE GOFF, J. Enciclopédia Einaudi – Memória-História. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1984, V. 1.

LE RIDER, J. A modernidade vienense e as crises de identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.

LE RIDER, J. Reflexões sobre a modernidade vienense. In: LE RIDER, J. A modernidade vienense e as crises de identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.

PAINTER, G. Marcel Proust. Rio de Janeiro: Guanabara, 1990.

PROUST, M. Marcel Proust: o homem – o escritor – a obra. Artigos e ensaios publicados em número especial da revista Europe. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.

PROUST, M. No caminho de Swann. Tradução de Mario Quintana. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

SENNETT, R. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Cia. das Letras, 1989.

WATT, I. A ascensão do romance: estudos sobre Defoe, Richardson e Fielding. São Paulo: Cia. das Letras, 1990.

Downloads

Publicado

2012-12-14

Como Citar

Andrade Haiduke, P. R. . (2012). O GÊNERO ROMANCE E SUA ESPECIFICIDADE MODERNA: DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA A PARTIR DE A LA RECHERCHE DU TEMPS PERDU. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 9(3), 1–17. Recuperado de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/425