O GÊNERO ROMANCE E SUA ESPECIFICIDADE MODERNA

DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA A PARTIR DE A LA RECHERCHE DU TEMPS PERDU

Auteurs

  • Paulo Rodrigo Andrade Haiduke Universidade Federal do Paraná – UFPR

Mots-clés :

Romance, Literatura Francesa, Modernidade

Résumé

Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado[1] que têm por objeto o romance A la Recherche du Temps Perdu[2] de Marcel Proust (1871-1922) e que prioriza a discussão do uso da literatura nos estudos históricos. O objetivo é localizar historicamente o gênero literário romance, ou seja, buscar sua contextualização histórica. Embora o foco aqui não seja analisar exaustivamente o referido romance proustiano, há algumas citações e referências a esta obra. Pois o presente texto surgiu da necessidade de compreender em que espaço, já constituído historicamente, o escritor Marcel Proust conseguiu lançar e firmar seu projeto criador, sua Recherche. Portanto este artigo é resultado da problematização de uma modalidade de fonte histórica (um romance do início do século XX), a qual exigiu um recuo temporal para compreender as especificidades históricas do gênero romance.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Paulo Rodrigo Andrade Haiduke, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Mestre em História (UFPR/2009). Doutorando em História (sob orientação do Prof. Dr. José Roberto Braga Portella). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Références

BENJAMIN, W. A imagem de Proust. In: BENJAMIN, W. Obras Escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. 7 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BOURDIEU, P. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. 2 ed. São Paulo: Cia. das letras, 2005.

BOOTH, W. A retórica da ficção. Lisboa: Arcádia, 1980.

DÖBLIN, A. O romance histórico e nós. História, questões e debates, Curitiba, n. 44, ano 23, 2006.

ELIAS, N. O processo civilizador – Formação do Estado e Civilização. 2 ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1993.

ELIAS, N. A sociedade de corte. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

FOUCAULT, M. Nietzsche. Freud e Marx. In: FOUCAULT, M. Um diálogo sobre os prazeres do sexo – Nietzsche, Freud e Marx. Theatrum philosoficum. 2 ed. São Paulo: Landy, 2005.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. 14 ed. Rio de Janeiro: Graal, 2001.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Petrópolis: Vozes, 1971.

FRIEDRICH, H. Estrutura da lírica moderna: da metade do século XIX a meados do século XX. São Paulo: Duas Cidades, 1978.

HAIDUKE, P. R. A. A modernidade entre o desencanto e a idealização: um diálogo entre história e literatura a partir do romance A La Recherche Du Temps Perdu de Marcel Proust. 2009. Dissertação (Mestrado em História) – Pós Graduação em História, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

KARVAT, E. História & Literatura: Reflexões sobre História da História a partir de notas de História da Literatura. In: GRUNER, C.; DENIPOTI, C. Nas tramas da ficção: história, literatura e leitura. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.

LACAPRA, D. História e Romance. Revista de História, Campinas, n. 2/3, 1991.

LE GOFF, J. Documento/monumento. In: LE GOFF, J. Enciclopédia Einaudi – Memória-História. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1984, V. 1.

LE RIDER, J. A modernidade vienense e as crises de identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.

LE RIDER, J. Reflexões sobre a modernidade vienense. In: LE RIDER, J. A modernidade vienense e as crises de identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.

PAINTER, G. Marcel Proust. Rio de Janeiro: Guanabara, 1990.

PROUST, M. Marcel Proust: o homem – o escritor – a obra. Artigos e ensaios publicados em número especial da revista Europe. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.

PROUST, M. No caminho de Swann. Tradução de Mario Quintana. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

SENNETT, R. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Cia. das Letras, 1989.

WATT, I. A ascensão do romance: estudos sobre Defoe, Richardson e Fielding. São Paulo: Cia. das Letras, 1990.

Téléchargements

Publiée

2012-12-14

Comment citer

Andrade Haiduke, P. R. . (2012). O GÊNERO ROMANCE E SUA ESPECIFICIDADE MODERNA: DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA A PARTIR DE A LA RECHERCHE DU TEMPS PERDU. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 9(3), 1–17. Consulté à l’adresse https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/425