A UTOPIA E A SOBORNOST EM O SONHO DE UM HOMEM RIDÍCULO DE FIÓDOR M. DOSTOIÉVSKI
Palavras-chave:
Dostoiévski, Fiódor Mikhailovitch, Utopia, Misticismo russo, SobornostResumo
M. Dostoiévski não se tornou célebre apenas por seus romances, mas foi um dos mais importantes jornalistas de sua época. Além de atuar nos jornais Tempo e Época, trabalhou como editor-chefe do periódico Cidadão quando passou a escrever uma coluna intitulada Diário de um escritor. Foi esta produção que impulsionou a criação de um jornal homônimo, publicado entre 1876 e 1881. Esta produção reforça a percepção de um ideário político inserido em seus romances e contos, mostrando como mesmo sob o disfarce da ficção, a literatura russa constituiu um campo de debate de diversas questões frente à censura do governo. Estes dados anunciam elementos utópicos em O Sonho de um homem ridículo – Narrativa fantástica, publicado em 1877, no Diário de um escritor, seja pela crítica do autor a determinadas correntes filosóficas do séc. XIX seja pela constituição de um projeto humanista segundo um modelo filosófico-religioso que iria inspirar toda uma safra de pensadores dentro e fora da Rússia.
Downloads
Referências
BERDIAEFF, Nikolas, L’Esprit de Dostoievski. Paris: Ed. Saint-Michel, 1929.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor, Duas narrativas fantásticas: A Dócil e O Sonho de um homem ridículo, São Paulo: Ed. 34, 2009.
MEDEIROS, Gutemberg, O Profeta e seu jornal. Jornal da USP. São Paulo, n. 826, 14 a 20 de abril de 2008. Disponível em: http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2008/jusp826/pag12.html
PONDÉ, L. F. Crítica e profecia: A filosofia da religião em Dostoiévski. São Paulo: Ed. 34, 2003.
PORRET, Eugène. La Philosophie Chrètienne em Russie – Nicolas Berdiaeff (Être et penser: Cahiers de Philosophie). Suisse: Éditions de la Baconnière, 1944.
SOLOVIEV, V. La Russie et L’Église Universelle. Paris: Nouvelle Librairie Parisienne, A. Savine, éditeur, 1889.
TROUSSON, Raymond. Utopia e Utopismo. Morus – Utopia e Renascimento. Campinas: Oficina Gráfica da Unicamp, n. 2, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.