MULHERES E POLÍTICA
ESPAÇOS E PERCEPÇÕES
Palavras-chave:
Gênero, Política, MulheresResumo
Sabe-se que no Brasil, ainda é muito pequeno o número de mulheres que participam do espaço político, o que motivou essa reflexão, uma vez que o maior número de indivíduos no país é do sexo feminino. Este artigo objetiva refletir a respeito da participação e dos espaços ocupados por mulheres de uma cidade da região metropolitana do Rio Grande do Sul, na política municipal. Para tanto, parte-se da seguinte problemática: quais os espaços ocupados por mulheres na política de municípios da região metropolitana de Porto Alegre? E como essas mulheres percebem a política e seus próprios atos? Discute-se a ocupação do espaço público pelas mulheres, assim como a política. A fim de verificar como as mulheres se relacionam/relacionaram com a política, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com o uso de entrevistas semiestruturadas, aplicada em oito mulheres.
Downloads
Referências
AVELAR, L. Mulheres na elite política brasileira: canais de acesso ao poder. São Paulo: Fundação Konrad-Adenauer-Stiftung Representações no Brasil, 1996.
AVELAR, L; CINTRA, A. O. Sistema Político Brasileiro: uma introdução. Rio de Janeiro: UNESP, 2007.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2004.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, 1998.
DEL PRIORE, Mary; BASSANEZI, Claudia. História das mulheres no Brasil. 9 ed. São Paulo: Contexto, 2009.
MATOS, M.I. Por uma história da mulher. Bauru (SP): EDUSC, 2000.
PERROT, Michelle.As mulheres ou os silêncios da história. Bauru (SP): EDUSC, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.