GUERRA NAS ESTRELAS EM LIVRO & FILME

ENTRE A DESCRIÇÃO LITERÁRIA E A VISUALIDADE CINEMATOGRÁFICA (1975 – 1977)

Autores

  • Ademir Luiz da Silva Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Edgar Silveira Franco Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Visualidade, Cinema, Literatura, Arte conceitual, Autoria

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar as diferenças e aproximações entre o filme Guerra nas Estrelas, roteirizado e dirigido por George Lucas, lançado em 1977, e sua novelização, com mesmo título, publicada cerca um ano antes. O livro, que adapta a narrativa fílmica, foi concebido como um produto de divulgação. Dessa forma, também foi assinado por Lucas. Porém, seu verdadeiro autor foi o ghost writer Alan Dean Foster, um autor de ficção científica em ascensão, que escreveu a obra tendo como base o roteiro de Lucas. O enfoque principal desse trabalho se dará na questão visual, estabelecendo os pontos de convergência e limites entre a descrição literária feita por Foster e a visualidade cinematográfica produzida por Lucas e sua equipe de atores, produtores e técnicos. Destacamos, sobretudo, a maneira com que Foster estabeleceu sua própria perspectiva do que se tornariam as marcas visuais do épico cinematográfico de fantasia de ficção científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademir Luiz da Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor nos cursos de História e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Docente no programa de mestrado interdisciplinar Territórios e Expressões Culturais no Cerrado. Cursa estágio de pós-doutorado em Artes Visuais, sob a supervisão do prof. Dr. Edgar Silveira Franco, na FAV/UFG. 

Edgar Silveira Franco, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Artista multimídia, professor doutor da FAV/UFG e do Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Arte e Cultura Visual da mesma unidade. Pós-doutor pelo LART - Laboratório de Arte e Tecnociência da UnB/Gama.

Referências

BISKIND, Peter. Como a geração sexo, drogas e rock’n’roll salvou Hollywood. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2009.

CAMPBELL, Joseph. O Herói de Mil Faces. São Paulo: Cultrix / Pensamento, 1997.

DURAND, Gilbert. O imaginário – ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: Difel, 1998.

EBERT, Roger. A Magia do Cinema. São Paulo: Ediouro, 2004.

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 2008.

LODGE, David. A arte da ficção. Porto Alegre / RS: L&PM, 2010.

LUCAS, George. Guerra nas Estrelas. Rio de Janeiro: Record, 1976.

LUKÁCS, Georg. A teoria do romance. São Paulo: Ed. 34, 2000.

McLUHAN, Marshall. McLuhan por McLuhan. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

XAVIER, Ismail. O olhar e a cena. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

OUTRAS FONTES

CONVERSA com os mestres – O Império Contra-ataca 30 anos depois, Uma (EUA, 2010, A Conversation with the masters – ESB 30 yers later). Doc. Cor, som, 25 minutos. BlueRay.

Guerra nas Estrelas (EUA, Star Wars, 1977). Direção e roteiro: George Lucas. Produção: Gary Kurtz. Música: John Williams. Elenco: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fischer, Alec Guinness, Peter Cushing. Aventura / Ficção. Cor, som, 121 min. DVD.

IMPÉRIO dos sonhos – A história da trilogia Star Wars (EUA, Empire of dreams – the story ot the Star Wars trilogy, 2004). Direção e produção: Kevin Burns e Edith Becker. Roteiro: Ed Singer. Narração: Robert Clotworthy. Documentário. Cor, som, 151 min. DVD.

Downloads

Publicado

2014-06-17

Como Citar

da Silva, A. L., & Silveira Franco, E. . (2014). GUERRA NAS ESTRELAS EM LIVRO & FILME: ENTRE A DESCRIÇÃO LITERÁRIA E A VISUALIDADE CINEMATOGRÁFICA (1975 – 1977). Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 11(1), 1–21. Recuperado de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/533