GUERRA NAS ESTRELAS EM LIVRO & FILME

ENTRE A DESCRIÇÃO LITERÁRIA E A VISUALIDADE CINEMATOGRÁFICA (1975 – 1977)

Autor/innen

  • Ademir Luiz da Silva Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Edgar Silveira Franco Universidade Federal de Goiás (UFG)

Schlagworte:

Visualidade, Cinema, Literatura, Arte conceitual, Autoria

Abstract

O objetivo desse artigo é analisar as diferenças e aproximações entre o filme Guerra nas Estrelas, roteirizado e dirigido por George Lucas, lançado em 1977, e sua novelização, com mesmo título, publicada cerca um ano antes. O livro, que adapta a narrativa fílmica, foi concebido como um produto de divulgação. Dessa forma, também foi assinado por Lucas. Porém, seu verdadeiro autor foi o ghost writer Alan Dean Foster, um autor de ficção científica em ascensão, que escreveu a obra tendo como base o roteiro de Lucas. O enfoque principal desse trabalho se dará na questão visual, estabelecendo os pontos de convergência e limites entre a descrição literária feita por Foster e a visualidade cinematográfica produzida por Lucas e sua equipe de atores, produtores e técnicos. Destacamos, sobretudo, a maneira com que Foster estabeleceu sua própria perspectiva do que se tornariam as marcas visuais do épico cinematográfico de fantasia de ficção científica.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Ademir Luiz da Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor nos cursos de História e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Docente no programa de mestrado interdisciplinar Territórios e Expressões Culturais no Cerrado. Cursa estágio de pós-doutorado em Artes Visuais, sob a supervisão do prof. Dr. Edgar Silveira Franco, na FAV/UFG. 

Edgar Silveira Franco, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Artista multimídia, professor doutor da FAV/UFG e do Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Arte e Cultura Visual da mesma unidade. Pós-doutor pelo LART - Laboratório de Arte e Tecnociência da UnB/Gama.

Literaturhinweise

BISKIND, Peter. Como a geração sexo, drogas e rock’n’roll salvou Hollywood. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2009.

CAMPBELL, Joseph. O Herói de Mil Faces. São Paulo: Cultrix / Pensamento, 1997.

DURAND, Gilbert. O imaginário – ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: Difel, 1998.

EBERT, Roger. A Magia do Cinema. São Paulo: Ediouro, 2004.

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 2008.

LODGE, David. A arte da ficção. Porto Alegre / RS: L&PM, 2010.

LUCAS, George. Guerra nas Estrelas. Rio de Janeiro: Record, 1976.

LUKÁCS, Georg. A teoria do romance. São Paulo: Ed. 34, 2000.

McLUHAN, Marshall. McLuhan por McLuhan. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

XAVIER, Ismail. O olhar e a cena. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

OUTRAS FONTES

CONVERSA com os mestres – O Império Contra-ataca 30 anos depois, Uma (EUA, 2010, A Conversation with the masters – ESB 30 yers later). Doc. Cor, som, 25 minutos. BlueRay.

Guerra nas Estrelas (EUA, Star Wars, 1977). Direção e roteiro: George Lucas. Produção: Gary Kurtz. Música: John Williams. Elenco: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fischer, Alec Guinness, Peter Cushing. Aventura / Ficção. Cor, som, 121 min. DVD.

IMPÉRIO dos sonhos – A história da trilogia Star Wars (EUA, Empire of dreams – the story ot the Star Wars trilogy, 2004). Direção e produção: Kevin Burns e Edith Becker. Roteiro: Ed Singer. Narração: Robert Clotworthy. Documentário. Cor, som, 151 min. DVD.

Veröffentlicht

2014-06-17

Zitationsvorschlag

da Silva, A. L., & Silveira Franco, E. . (2014). GUERRA NAS ESTRELAS EM LIVRO & FILME: ENTRE A DESCRIÇÃO LITERÁRIA E A VISUALIDADE CINEMATOGRÁFICA (1975 – 1977). Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 11(1), 1–21. Abgerufen von https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/533