DILEMAS DA MODERNIDADE TEATRAL

RECEPÇÃO DE LUIGI PIRANDELLO NO BRASIL DOS ANOS 1920

Autores

  • Rodrigo de Freitas Costa UFTM

Palavras-chave:

Modernidade Teatral, Luigi Pirandello, Antônio de Alcântara Machado

Resumo

O amplo trabalho intelectual, literário e teatral desenvolvido pelo escritor Luigi Pirandello na Itália possui enorme reconhecimento de público e de crítica. Esse autor teve seu nome não só relacionado a importantes momentos e aspectos históricos e ideológicos de seu país, como também recebeu em 1936 o Prêmio Nobel de Literatura e tornou-se reconhecido como promotor do teatro moderno italiano no início do século XX. Suas proposições foram muito discutidas no Brasil no início dos anos 1920 e isso ocorreu de diversas formas. Além das companhias teatrais que encenaram peças de Pirandello, sobretudo em São Paulo, logo no início do século XX, muitos artistas e intelectuais brasileiros tomaram a obra do dramaturgo como referência. Frente a isso, este artigo pretende discutir especificamente a releitura que o crítico teatral Antônio de Alcântara Machado faz da obra do escritor italiano. Logo nos anos 1920, Alcântara Machado procurava fomentar um teatro moderno no Brasil, para tanto tinha um olhar atento para as vanguardas europeias do início do século e procurava dialogar com elas. Nesse ambiente, a sua atenção em relação ao teatro de Luigi Pirandello foi essencial para o projeto de favorecer a modernidade teatral em terras brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GUINSBURG, Jacó. PATRIOTA, Rosangela. Teatro Brasileiro: ideias de uma história. São Paulo: Perspectiva, 2012.

LARA, Cecília de. De Pirandello a Piolim: Alcântara Machado e o teatro no modernismo. Rio de Janeiro: Inacen, 1987.

MACHADO, Antônio de Alcântara. La Vena d’Oro, de Zorzi, no Sant’ana. In: Palcos em Foco: Crítica de Espetáculos / Ensaios sobre Teatro (1923-1933) – Tentativas no campo da dramaturgia. Pesquisa, organização e introdução de Cecília de Lara. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

PIRANDELLO, Luigi. O Humorismo. In: GUINSBURG, Jacó. (Org.). Pirandello: do teatro no teatro. São Paulo: Perspectiva, 2009.

PIRANDELLO, Luigi. Seis Personagens à procura de um autor. GUINSBURG, Jacó. (Org.). Pirandello: do teatro no teatro. São Paulo: Perspectiva, 2009

REIS, Luis Augusto da Veiga Pessoa. Fora de Cena, no palco da modernidade: um estudo pensamento teatro de Hermilo Borba Filho. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.

WILLIAMS, Raymond. Tragédia Moderna. Tradução de Betina Bischof. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Costa, R. de F. (2017). DILEMAS DA MODERNIDADE TEATRAL: RECEPÇÃO DE LUIGI PIRANDELLO NO BRASIL DOS ANOS 1920. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 14(1). Recuperado de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/564