LINGUAGENS ARTÍSTICAS (CINEMA E TEATRO) E O ENSINO DE HISTÓRIA

CAMINHOS DE INVESTIGAÇÃO

Autores

  • Alcides Freire Ramos Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Rosangela Patriota Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Palavras-chave:

Ensino de História, História e Cinema, História e Teatro

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão acerca do diálogo entre as linguagens artísticas (especialmente Cinema e Teatro) e o trabalho do historiador, particularmente sobre como usar essas linguagens no ensino de História. Acima de tudo, este ensaio discute algumas possibilidades e contradições dessas propostas de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Alcides Freire Ramos, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Doutor em História Social pela USP. Professor (Associado I) dos cursos de Graduação e Pós- Graduação (Mestrado e Doutorado) do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia- MG. Dentre suas publicações, destaca-se o livro Canibalismo dos Fracos: cinema e história do Brasil (Bauru/SP: Edusc, 2002, 362p), além de vários artigos e capítulos de livros que versam sobre o diálogo entre História e Cinema.

Rosangela Patriota, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Doutora em História Social pela USP. Professora (Associado I) dos cursos de Graduação e Pós- Graduação (Mestrado e Doutorado) do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia- MG. Autora do livro Vianinha: um dramaturgo no coração de seu tempo (São Paulo: Hucitec, 1999) e de A Crítica de um Teatro Crítico (São Paulo: Perspectiva, 2007), além de vários artigos e capítulos de livros que versam sobre o diálogo entre História e Teatro. Coordena o Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC-UFU).

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Publicado

2007-12-11

Como Citar

Freire Ramos, A. ., & Patriota, R. . (2007). LINGUAGENS ARTÍSTICAS (CINEMA E TEATRO) E O ENSINO DE HISTÓRIA: CAMINHOS DE INVESTIGAÇÃO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 4(4), 1–19. Recuperado de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/662