LINGUAGENS ARTÍSTICAS (CINEMA E TEATRO) E O ENSINO DE HISTÓRIA
CAMINHOS DE INVESTIGAÇÃO
Palavras-chave:
Ensino de História, História e Cinema, História e TeatroResumo
Este artigo apresenta uma reflexão acerca do diálogo entre as linguagens artísticas (especialmente Cinema e Teatro) e o trabalho do historiador, particularmente sobre como usar essas linguagens no ensino de História. Acima de tudo, este ensaio discute algumas possibilidades e contradições dessas propostas de ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
ALMEIDA NETO, A. S. O ensino de História no período militar: práticas e cultura escolar. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da USP, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.
BITTENCOURT, C. M. F. (Org.). O saber histórico na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
BOAL, A. Explicação. In: BOAL, A. Revolução na América do Sul. São Paulo: Massao Ohno, [s/d].
CERRI, L. F. Ensino de História e nação na propaganda do ‘Milagre Econômico’. 2000. Tese (Doutorado em Educação), PPG FE/UNICAMP, Universidade de Campinas, Campinas, 2000.
CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa/Rio de Janeiro: DIFEL/B. Brasil S/A, 1990.
FRANCO, M. L. P. B. O livro didático de História do Brasil: A versão fabricada. São Paulo: Global, 1982.
GATTI, D. A escrita escolar da História. Bauru/Uberlândia: Edusc/Edufu, 2004.
HUIZINGA, J. Problemas de Historia de La Cultura. In: HUIZINGA, J. El Concepto de la historia. 3. ed. México: Fondo de Cultura Económica, 1992.
LIMA, M. Mesmo como pano de fundo, os alunos aprendem História. Escola&Vídeo. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho/Fundação Banco do Brasil, 1994.
MUNAKATA, K. Produzindo livros didáticos e paradidáticos.1997. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1997.
MARSON, A. Reflexões sobre o procedimento histórico. In: SILVA, M. A. (Org.). Repensando a história. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984.
MICHALSKI, Y. (Org.). Teatro de Oduvaldo Vianna Filho. Rio de Janeiro: Ilha, 1981.
NEVES, J. das. A Análise do Texto Teatral. Rio de Janeiro: INACEN, 1987.
PARIS, R. A imagem do operário no século XIX pelo espelho de um Vaudeville. Revista Brasileira de História, São Paulo, (v. 8, n. 15): p. 61-69, ANPUH/Marco Zero, set.87-fev.88.
PEACOCK, R. Formas da Literatura Dramática. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1968.
SILVA, M. A. (Org.). Repensando a história. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984.
TELLES, N. A. Cartografia Brasilis ou: esta história está mal contada. São Paulo: Edições Loyola, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.