LINGUAGENS ARTÍSTICAS (CINEMA E TEATRO) E O ENSINO DE HISTÓRIA
CAMINHOS DE INVESTIGAÇÃO
Keywords:
Teaching History, History and Cinema, History and TheaterAbstract
This paper presents a reflection about the dialogue between the artistic languages (specially Cinema and Theater) and the historian’s work, particularly on how teaching history using these languages. Above all, this essay discusses about some possibilities and contradictions of those teaching- learning proposals.
Downloads
References
ALMEIDA NETO, A. S. O ensino de História no período militar: práticas e cultura escolar. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da USP, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.
BITTENCOURT, C. M. F. (Org.). O saber histórico na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
BOAL, A. Explicação. In: BOAL, A. Revolução na América do Sul. São Paulo: Massao Ohno, [s/d].
CERRI, L. F. Ensino de História e nação na propaganda do ‘Milagre Econômico’. 2000. Tese (Doutorado em Educação), PPG FE/UNICAMP, Universidade de Campinas, Campinas, 2000.
CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa/Rio de Janeiro: DIFEL/B. Brasil S/A, 1990.
FRANCO, M. L. P. B. O livro didático de História do Brasil: A versão fabricada. São Paulo: Global, 1982.
GATTI, D. A escrita escolar da História. Bauru/Uberlândia: Edusc/Edufu, 2004.
HUIZINGA, J. Problemas de Historia de La Cultura. In: HUIZINGA, J. El Concepto de la historia. 3. ed. México: Fondo de Cultura Económica, 1992.
LIMA, M. Mesmo como pano de fundo, os alunos aprendem História. Escola&Vídeo. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho/Fundação Banco do Brasil, 1994.
MUNAKATA, K. Produzindo livros didáticos e paradidáticos.1997. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1997.
MARSON, A. Reflexões sobre o procedimento histórico. In: SILVA, M. A. (Org.). Repensando a história. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984.
MICHALSKI, Y. (Org.). Teatro de Oduvaldo Vianna Filho. Rio de Janeiro: Ilha, 1981.
NEVES, J. das. A Análise do Texto Teatral. Rio de Janeiro: INACEN, 1987.
PARIS, R. A imagem do operário no século XIX pelo espelho de um Vaudeville. Revista Brasileira de História, São Paulo, (v. 8, n. 15): p. 61-69, ANPUH/Marco Zero, set.87-fev.88.
PEACOCK, R. Formas da Literatura Dramática. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1968.
SILVA, M. A. (Org.). Repensando a história. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984.
TELLES, N. A. Cartografia Brasilis ou: esta história está mal contada. São Paulo: Edições Loyola, 1984.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.