LINGUAGENS ARTÍSTICAS (CINEMA E TEATRO) E O ENSINO DE HISTÓRIA

CAMINHOS DE INVESTIGAÇÃO

Authors

  • Alcides Freire Ramos Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Rosangela Patriota Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Keywords:

Teaching History, History and Cinema, History and Theater

Abstract

This paper presents a reflection about the dialogue between the artistic languages (specially Cinema and Theater) and the historian’s work, particularly on how teaching history using these languages. Above all, this essay discusses about some possibilities and contradictions of those teaching- learning proposals.

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Author Biographies

Alcides Freire Ramos, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Doutor em História Social pela USP. Professor (Associado I) dos cursos de Graduação e Pós- Graduação (Mestrado e Doutorado) do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia- MG. Dentre suas publicações, destaca-se o livro Canibalismo dos Fracos: cinema e história do Brasil (Bauru/SP: Edusc, 2002, 362p), além de vários artigos e capítulos de livros que versam sobre o diálogo entre História e Cinema.

Rosangela Patriota, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Doutora em História Social pela USP. Professora (Associado I) dos cursos de Graduação e Pós- Graduação (Mestrado e Doutorado) do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia- MG. Autora do livro Vianinha: um dramaturgo no coração de seu tempo (São Paulo: Hucitec, 1999) e de A Crítica de um Teatro Crítico (São Paulo: Perspectiva, 2007), além de vários artigos e capítulos de livros que versam sobre o diálogo entre História e Teatro. Coordena o Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC-UFU).

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Published

2007-12-11

How to Cite

Freire Ramos, A. ., & Patriota, R. . (2007). LINGUAGENS ARTÍSTICAS (CINEMA E TEATRO) E O ENSINO DE HISTÓRIA: CAMINHOS DE INVESTIGAÇÃO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 4(4), 1–19. Retrieved from https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/662