LITERATURA, HISTÓRIA E SOCIEDADE EM ESTILO DE CASA:
UM CASAMENTO NO ARRABALDE, DE FRANKLIN TÁVORA
Schlagworte:
Literatura, História, SociedadeAbstract
Neste artigo analisaremos a novela Um Casamento no Arrabalde, do escritor cearense Franklin Távora, publicada em 1869. Daremos ênfase às características românticas e também realistas, que coexistem na obra, e ao papel do narrador, tipicamente benjaminiano, pois é a partir de suas interferências constantes que tomaremos conhecimento das temáticas da novela: anticlericalismo, casamento, amor, história, bairrismo, em suma, as polêmicas que permearam a sociedade do século XIX e que foram representadas por Távora.
Downloads
Literaturhinweise
AGUIAR, Cláudio. Franklin Távora e o seu tempo. 2 ed. Rio de Janeiro: ABL, 2005.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história de cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
CANDIDO, Antonio; CASTELLO, José Aderaldo. Presença da literatura brasileira: das origens ao realismo. São Paulo: DIFEL, 1985.
CANDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira. 10 ed. Rio de Janeiro: ABL, 2006.
CASTELLO, José Aderaldo. A literatura Brasileira: Origens e Unidade (1500-1960). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.
FERNANDES, Ronaldo Costa. O narrador do romance e outras considerações sobre o romance. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1996.
MELLO, Evaldo Cabral. A fronda dos mazombos: nobres contra mascates, Pernambuco, 1666 – 1715. São Paulo: Editora 34, 1995.
MERQUIOR, José Guilherme. Os estilos históricos na literatura ocidental. In: PORTELLA, Eduardo (Org.). Teoria literária. 5ª ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999.
TÁVORA, Franklin. Um Casamento no Arrabalde: história do tempo em estilo de casa. 5 ed. Rio de Janeiro: Calibán, 1999.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.