“Entre lobo e cão” e “dissolução”

uma leitura orwelliana da abertura de claro enigma

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1234

Schlagworte:

Drummond, claro enigma, entre lobo e cão, alegoria política, George Orwell

Abstract

A abertura do livro Claro Enigma (1951), de Carlos Drummond de Andrade, inicia-se com um pórtico enigmático intitulado “Entre Lobo e Cão”, seguido do poema “Dissolução”. A tese mais aceita entre os críticos é de que “Entre Lobo e Cão” seria um intertexto com os versos de um poema de Sá de Miranda, assim como “Dissolução” evocaria o pessimismo e o imobilismo do poeta. Neste artigo pretendo demonstrar que a correta interpretação do título da secção estaria numa crônica do próprio Drummond intitulada “Para Quem Goste de Cão” (1947), a qual, em geral, é literalmente lida como um panfleto em defesa dos cães. Nossa tese, contudo, é de que a crônica deve ser lida como uma alegoria política orwelliana na qual Drummond compara poetas inautênticos a cães domésticos, lobos a poetas autênticos, escritores a crianças carentes e editores a donos de cães de luxo. Os personagens teromorfos são transfigurações dos personagens que protagonizaram o Segundo Congresso da Associação Brasileira de Escritores (ABDE). Por fim, lançaremos mão de uma interpretação contextual do poema “Dissolução”.

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Autor/innen-Biografie

Cleber Ranieri ALMEIDA Ribas, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Professor-associado da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

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Veröffentlicht

2024-06-27

Zitationsvorschlag

ALMEIDA Ribas, C. R. (2024). “Entre lobo e cão” e “dissolução”: uma leitura orwelliana da abertura de claro enigma. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 21(1), 276–318. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1234