QUANDO TIRADENTES ENCONTROU COM CALABAR
Schlagworte:
Tiradentes, Calabar, Arte e históriaAbstract
Este artigo busca estabelecer um “encontro” entre os personagens históricos, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e Domingos Fernandes Calabar, respectivamente a partir do estabelecimento de relações validas na produção do filme “Os Inconfidentes” (1972) e na urdidura da peça “Calabar – o elogio da traição” (1973), revelando vestígios de como as obras artísticas carregam as marcas históricas e estéticas de seu tempo.
Downloads
Literaturhinweise
BARROS, E. L. Os sonhadores de Vila Rica – A Inconfidência Mineira de 1789. 9. ed. São Paulo: Atual Editora, 1989.
BLOCH, M. Apologia da História, ou o Ofício de Historiador. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.
BOXER, C. R. Os Holandeses no Brasil. Tradução de Dr. Olivério M. de Oliveira Pinto. São Paulo: Cia. Editoria Nacional, 1961.
CALADO, F. M. O Valeroso Lucideno, e Triunfo da Liberdade. Recife: Cooperativa Editora de Cultura Intelectual de Pernambuco, 1954.
CHARTIER, R. À Beira da Falésia – A História entre Incertezas e Inquietudes. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.
COTRIM, G. História Global: Brasil e Geral. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
NETSCHER, P. M. Os Holandeses no Brasil. Tradução de Mario Sette. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1942.
RAMOS, A. F. Canibalismo dos Fracos – Cinema e História do Brasil. Bauru: EDUSC, 2002.
VARNHAGEN, P. Os Holandeses no Brasil. São Paulo: Edições Cultura, 1943.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.