UMA ANÁLISE POSSÍVEL PARA O JOGO TEATRAL NO LIVRO DO DIRETOR
Schlagworte:
Educação, Jogo teatral, Teatro, Pedagogia do teatroAbstract
O presente artigo pretende discutir o papel ocupado pelo sistema de jogos teatrais proposto por Viola Spolin, analisando de maneira detalhada o livro O Jogo Teatral no livro do diretor, com a intenção de observar como esta publicação pode contribuir para o professor que trabalha com grupos de alunos da escola formal. Em estudo que investigou a utilização deste livro de Spolin com um grupo de adolescentes de uma escola pública da cidade de São Paulo, foi possível discutir as opções apresentadas para a utilização do jogo teatral dentro do ambiente escolar, tendo em vista o processo de montagem de uma peça que se utilizou dos jogos em toda a sua estrutura.
Downloads
Literaturhinweise
FARIA, Alessandra Ancona de. Contar Histórias com o jogo teatral. 2002. Dissertação. (Mestrado em Teatro Educação) – Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2002.
GAMA, Joaquim C. M. Produto Teatral: A Velha-nova História – Experimento com alunos do ensino médio. 2000. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Comunicação e Artes (ECA),Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2000.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Texto e Jogo: uma didática brechtiana. São Paulo: Perspectiva, 1996.
PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Palavras em Jogo: Textos literários e teatro educação. Tese. (Livre docência) – Escola de Comunicação e Artes (ECA), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 1997.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1987.
SPOLIN, Viola. O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo: Perspectiva, 1999.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.