ENTREVISTA - PROF. DR. JOÃO LUÍS LISBOA

Entrevista Realizada por e-mail (06 de Junho de 2018)

Autor/innen

  • Thaís Leão Vieira Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT https://orcid.org/0000-0001-8439-266X
  • Leandro Antonio de Almeida USP/UFRB
  • João Pedro Rosa Ferreira CHAM - Centre for the Humanities

Schlagworte:

Humor, História, Jocoso

Abstract

O Professor João Luís Lisboa é professor catedrático de História e Teoria das Ideias no Departamento de Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL). Deu aulas também em Itália e no Brasil. De 2004 a 2014 dirigiu o Centro de História da Cultura da UNL onde coordenou o grupo “Livro e leitura”. Atualmente, coordena o grupo “Leitura e formas da escrita” e a linha de investigação “Teoria e Metodologia” no CHAM – Centro de Humanidades, FCSH, UNL. Tem-se dedicado essencialmente a problemas de cultura no Portugal moderno e a questões de conhecimento e metodologia na história e teoria das ideias. Foi director do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas. Com referência específica ao humor publicou: “Read, watch and laugh (with 18th century humorous books)”; “O Anatômico entre os papéis jocosos setecentistas”; e “«Tanta virtude…» em papéis correndo. (Persistência e poder do manuscrito no Antigo Regime)”.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

LUSTROSA, Isabel (ed.). Imprensa, Humor e Caricatura: a questão dos estereótipos culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, pp.391- 406.

ABREU Márcia; SCHAPOCHNIK Nelson (orgs) Cultura letrada no Brasil: objetos e praticas. Campinas: Mercado de Letras e ALB. São Paulo:FAPESP, 2005, pp. 277-291.

BERNARDO Luís M. (eds.) Views on Eighteenth Century Culture: Design, Books and Ideas. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 2015.

Veröffentlicht

2018-06-30

Zitationsvorschlag

Vieira, T. L. ., Almeida, L. A. de ., & Ferreira, J. P. R. . (2018). ENTREVISTA - PROF. DR. JOÃO LUÍS LISBOA : Entrevista Realizada por e-mail (06 de Junho de 2018). Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 15(1). Abgerufen von https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/455