LITERATURA E ENTENDIMENTO GLOBAL
A ENCICLOPÉDIA DA ESTÓRIA UNIVERSAL, DE AFONSO CRUZ
Schlagworte:
Afonso Cruz, literatura, conhecimento, cultura, entendimento globalAbstract
Em 2009, Afonso Cruz (Figueira da Foz, 1971) publicava um livro singular, intitulado Enciclopédia da Estória Universal, que recebeu o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco (Associação Portuguesa de Escritores). Esta obra deu início a uma série à qual o autor juntou já quatro volumes, subintitulados Recolha de Alexandria (2012), Arquivos de Dresner (2013), Mar (2014) e As Reencarnações de Pitágoras (2015). Como veremos neste artigo, esta Enciclopédia cumpre perfeitamente os pressupostos da decisão de importantes organizações científicas internacionais, como o Conselho Internacional paras as Ciências (ISCU), o Conselho Internacional para as Ciências Sociais (ISSC) e o Conselho Internacional para a Filosofia e as Ciências Humanas (CIPSH), que definiram 2016 como o “Ano Internacional para o Entendimento Global” (IYGU, segundo o sintagma original em inglês: “International Year of Global Understanding”).
Downloads
Literaturhinweise
CRUZ, Afonso. Enciclopédia da estória universal – Mar. Carnaxide: Alfaguara, 2014.
ECO, Umberto. Viaggio nella irrealitá quotidiana. Milano: Bompiani, 1973.
JR., Lynn White. The historical roots of our ecologic crisis. Science, n. 155, 1967.
ROWLAND, Susan. The ecocritical psyche. Literature, evolutionary complexity and Jung. New York: Routledge, 2012.
RUBIM, Gustavo. “Observadores observados” e a pesquisa avançada em literatura e antropologia. Etnográfica. Revista do Centro em Rede de Investigação em Antropologia, v. 15 n.2, 2011.
SINGER, Peter. Libertação animal. Porto: Via Óptima, 2008.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.