ARQUIVOLOGIA DAS CORRESPODÊNCIAS

OUTRA FORMA DE PENSAR O ESTUDO DAS CARTAS

Autor/innen

  • Sarah dos Santos Araujo Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Schlagworte:

Arquivologia das Correspondências, Marlon Salomon

Abstract

Marlon Salomon em Arquivologia das Correspondências, nos ajuda a refletir sobre a utilização das cartas na construção da história. Fazendo um percurso das mesmas enquanto fonte, o autor frisa que elas geralmente foram usadas: como instrumento de expressão literária; como elemento importante na construção de biografias, dando ensejo ao personagem que as escreveu. Mas, o seu caráter material e sua superfície como caminhos para além da construção de contexto de uma história a ser contada, não foram explorados em sua profundidade.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Sarah dos Santos Araujo, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Graduada em História pela Universidade Federal do Amazonas, Mestranda em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UFAM) e bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas– FAPEAM.

Literaturhinweise

SALOMON, Marlon. Arquivologia das Correspondências. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

SALOMON, Marlon. As correspondências. Uma história das cartas e das práticas de escrita no Vale do Itajaí. Florianópolis: Edufsc, 2002.

SALOMON, Marlon. O saber do espaço: ensaio sobre a geografização do espaço em Santa Catarina no século XIX. 2002. Tese (Doutorado em História Cultural) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

SALOMON, Marlon. Arquivologia das Correspondências. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

Veröffentlicht

2014-06-17

Zitationsvorschlag

dos Santos Araujo, S. . (2014). ARQUIVOLOGIA DAS CORRESPODÊNCIAS: OUTRA FORMA DE PENSAR O ESTUDO DAS CARTAS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 11(1), 1–7. Abgerufen von https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/557