LINGUAGEM E JORNALISMO EXPERIMENTAL JUVENIL EM TERESINA NOS ANOS 1970
Schlagworte:
Linguagem, Jornalismo experimental, Juventude, CulturaAbstract
O artigo a seguir aborda a linguagem artística no jornalismo experimental praticado por uma parcela da juventude em Teresina-PI, nos anos iniciais da década de 1970, no sentido de instaurar novos signos de comunicação e abrir canais de comunicação em meio a um clima de censura. Durvalino Couto Filho, Torquato Neto, Carlos Galvão, Edmar Oliveira, Paulo José Cunha, entre outros, por meio de uma atividade de produção artístico-jornalística, como os suplementos culturais Hora Fatal, O Estado Interessante, bem como o mimeografado Gramma, na esteira da literatura/arte marginal, buscavam, gradativamente, quebrar com uma cultura dita do “verbo engravatado”, uma cultura “oficial” na cidade, bem como prospectar novos sentidos com a linguagem.
Downloads
Literaturhinweise
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Loyola, 1996
CASTELO BRANCO, Edwar de Alencar. Todos os dias de Paupéria: Torquato neto e a invenção da Tropicália. São Paulo: Annablume, 2005.
COELHO, Frederico. Eu, brasileiro, confesso minha culpa e meu pecado: cultura marginal no Brasil das décadas de 1960 e 1970. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
COUTO FILHO, Durvalino. Imprensa sem papel, O Estado Interessante. In: O Estado, Teresina 26 Março de 1972.
EDMAR, Verbo engravatado. Em: O Estado Interessante, O Estado. Teresina, 16 de Abril de 1972.
FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade. Trad. de Maria E. Galvão. SP: Martins Fontes, 2000.
Hora Fatal, nº1. Em Jornal A Hora, Teresina, junho, 1972.
FOUCAULT, Michel. Est-il donc important de penser? Entrevista com Didier Eribon. Libération, n. 15, 30-31 maio de 1981. Traduzido a partir de FOUCAULT, Michel. Dits et Écrits. Paris: Gallimard, v. IV, p. 178-182, 1994.
GALVÂO, Carlos. Hora Fatal nº 1, In. Jornal A Hora, Junho de 1972.
GALVÂO, Carlos, cada macaco no seu galho, Hora Fatal, Nº1, Teresina, Julho 1972.
LAROSSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. 4ª ed. Belo Horizonte; Autêntica, 2001.
LIMA, Frederico Osanan Amorim Lima. Curtos-circuitos na sociedade disciplinar: Super-8 e contestação juvenil em Teresina (1972-1985). 2007. 120f. Dissertação (Mestrado em História do Brasil) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2007.
LIMA, Marisa Alves. Marginália – arte e cultura na idade da pedrada. Rio de Janeiro: Salamandra, 1997.
NETO, Torquato. Manifestação: pezinho pra dentro, pezinho pra fora. In: Jornal A Hora Fatal. A Hora. Teresina, julho de 1972.
O Estado Interessante, em Jornal O Estado. Teresina 25, março de 1972.
PÊJOSÉ, Prata lindástica facada!, Jornal GRAMMA, ed. Nº 1, 1972.
ROLNIK, Suely. Políticas da hibridação: Evitando falsos problemas. In.: Cadernos de subjetividade. Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica Pontifícia Universidade Católica de São Paulo 2010 Endereço eletrônico: http://revistas.pucsp.br/index.php/cadernossubjetividade
VENTURA, Zuenir. Vazio Cultural. Visão, Rio de Janeiro, junho de 1971.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.