ALÉM DA CAIXA PRETA
A IDENTIDADE AFROBRASILEIRA NA FOTOGRAFIA DE EUSTÁQUIO NEVES
Schlagworte:
Identidade Afro brasileira, Imagem, RepresentaçãoAbstract
O artigo apresenta uma análise da obra e do processo criativo do fotógrafo afro-brasileiro Eustáquio Neves, tendo como corpus a série fotográfica “Máscara de punição” (2002-2003). As reflexões são inspiradas na “Filosofia da fotografia” de Vilém Flusser (1985), assim com nas contribuições de Stuart Hall (2005), Muniz Sodré (2005) e Boris Kossoy (1999; 2002). O artigo pretende contribuir para o estudo das referências simbólicas que envolvem os processos de valorização e de reconhecimento das identidades afro-brasileiras no âmbito da cultura nacional.
Downloads
Literaturhinweise
BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. Tradução Rodnei Nascimento. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
CAUQUELIN, Anne. Freqüentar os incorporais: contribuição a uma teoria da arte contemporânea. Tradução Marcos Marcionílio. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. 2.ed. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
FABRIS, Annateresa. Identidades Virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Tradução Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991
KOSSOY, Boris e CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. O olhar europeu: o negro na iconografia brasileira do século XIX. São Paulo: EDUSP, 2002.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. O sortilégio da cor: identidade, raça e gênero no Brasil. São Paulo: Summus, 2003.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais; tradução Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1991.
PERSICHETTI, Simonetta. Imagens da fotografia brasileira 2. São Paulo: Editora Senac, 2000.
RODRIGUES, Nina. Os africanos no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.
SAID, Edward. Cultura e Turismo. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Cia das Letras, 1995.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das Raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870-1930. São Paulo: Cia das Letras, 1993.
SODRÉ, Muniz. A verdade seduzida: por um conceito de cultura no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições na era do espetáculo – 1839/1889. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.