FRANCISCA CLOTILDE
ENTRE A PERMANÊNCIA E A RUPTURA
Schlagworte:
Francisca Clotilde, mulheres, divórcioAbstract
Este artigo trata da trajetória de Francisca Clotilde, escritora cearense que publicou o livro A divorciada em 1904, abordando a temática da mulher e do direito ao divórcio. Francisca Clotilde escreveu um romance de tese na qual defendia o direito das mulheres do início do século XX a se divorciarem dos maridos, caso os mesmos não se mostrassem bons companheiros. Fato inusitado para o período, já que o divórcio republicano só foi permitido em 1977 no Brasil. Desta maneira consideramos Francisca Clotilde pioneira a abordar temática tão delicada no universo das mulheres de classes médias cearenses.
Downloads
Literaturhinweise
ALMEIDA, Luciana Andrade de. Francisca Clotilde a palavra em ação. ( 1884-1921). Dissertação (Mestrado em História). Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2008.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 5ª ed. Petrópolis. RJ: Vozes, 2000.
COLARES, Otacílio. “A Divorciada de Francisca Clotilde: um romance ousado e esquecido”. Prefácio da 2ª ed. de A Divorciada de Francisca Clotilde. Fortaleza: Editora Terra Bárbara, 1996.
COLARGES, Otacílio. Lembrados e Esquecidos. Vol. VI, Fortaleza: Senado Federal, 1993.
CHARTIER, Roger. A História Hoje: dúvidas, desafios, propostas. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 7, nº 13, 1994.
CLOTILDE, Francisca. A Divorciada. 2ª ed. Fortaleza: Terra Bárbara, 1996.
D’INCAO, Maria Ângela. Mulher e família burguesa. In: PRIORE, Mary Del (org.). História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 1997.
LEAL, Ângela Barros. Em busca de Francisca Clotilde. Artigo introdutório da 2ª edição de A Divorciada.
MONTENEGRO, Abelardo F. O romance cearense. Fortaleza: Ed. A Batista Fontenele (tip. Royal), 1953.
OLIVEIRA, Catarina de Saboya. Fortaleza: seis romances, seis visões. Fortaleza: EUFC, 2000.
WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade na história e na Literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.