UM ENCONTRO MARCADO – E IMAGINÁRIO – ENTRE GILBERTO FREYRE E ALBERT ECKHOUT
Schlagworte:
História Cultural, História e Pintura, Gilberto Freyre, Albert EckhoutAbstract
Este artigo analisa uma espécie de feliz coincidência ou um encontro marcado, porém imaginário, entre as idéias de Gilberto Freyre e a obra pictórica de Albert Eckhout, com alguns séculos de distância. Este cruzamento só poderia ocorrer através do olhar e das questões formuladas por um historiador que se debruça sobre eles num outro momento histórico, retraçando a descoberta de um outro Brasil, realizada por Freyre.
Downloads
Literaturhinweise
GUNDESTRUP, Bente. As pinturas de Eckhout e o Kuntskammer Real da Dinamarca. Albert Eckhout. Volta ao Brasil. São Paulo: Banco Real, 2002.
FREYRE, Gilberto. Prefácio à Primeira edição. Casa Grande & Senzala. 13. ed. v. 1. Rio de Janeiro: José Olympio, 1966.
AZEVEDO, Paulo César; LISSOVSKY, Maurício. (Org.). Escravos brasileiros do século XIX na fotografia de Christiano Jr. São Paulo: Ex Libris Ltda., 1988.
BOMFIM, Manoel. A América Latina. Males de origem. Rio de Janeiro, Topbooks, 1993.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.