GESTA PRINCIPIUM POLONORUM

CULTURA E PODER NO MUNDO ESLAVO MEDIEVAL

Autor/innen

  • Paulo Roberto Romanowski Universidade Federal do Paraná – UFPR

Schlagworte:

Idade Média, História da Polônia, Eslavos

Abstract

A legitimação por meio da literatura ocorre em diversos períodos históricos. Na Idade Média a literatura oficial utiliza as crônicas ou gestas como instrumento desse processo. Entre os locais que tal fenômeno ocorre, a Europa Central, também apresenta sinais dessa ação. O duque Boleslaw III da Polônia, na primeira metade do século XII, patrocina a produção de uma Gesta, a Gesta principium Polonorum, obra redigida por um monge entre 1112-1114, logo após um período de crise entre a monarquia dos Piastes e o Império. O texto latino recria a trajetória dos antecedentes de Boleslaw III, transformando-os em personagens mais cristãos e latinos, eliminando qualquer desventura que tenham passado. Tal ação evidencia a necessidade de remodelar a figura régia local, que tentava, com isso, manter o equilíbrio interno e externo, pois não sendo coroado pelo Papado, a mesma sofria com problemas de legitimação.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Paulo Roberto Romanowski, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Mestrando em História da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Membro do Núcleo de Estudos Mediterrânicos na mesma instituição.

Literaturhinweise

BURCKHARDT, Jacob. Reflexões sobre História. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1970.

BURKE, Peter. A Fabricação do Rei: A Construção da Imagem Pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1994.

DAVIES, Norman. God’s Playground: A History of Poland. The Oringins to 1795. New York: Columbia University Press, 2004.

DIMSZEWSKI, Boleslaw. An Outline History of Polish Culture. Varsóvia: Interpress, 1983.

DUBY, Georges. Idade Média, Idade dos Homens: Do amor e outros ensaios. São Paulo: Cia. das Letras, 1987.

DVORNIK, Francis. The Slavs in Europen History and Civilization. New Jersey: Rutgers University Press, 1988.

GIORDANI, Mário Curtis. História do Mundo Feudal. Petropólis: Vozes, 1974.

GUIMARÃES, Marcella Lopes. Estudo das Representações de Monarcas nas Crônicas de Fernão Lopes (séculos XIV e XV): O espelho do Rei: “Decifra-me e te devoro”. 2004. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004

HUINZINGA, Johan. Homo Ludis. São Paulo: Perspectiva, 2005.

LE GOFF, Jacques. A Civilização do Ocidente Medieval. Lisboa: Estampa, 1984.

MANTEUFFEL, Tadeusz. The Formation of the Polish State. The Period of Ducal Rule, 963-1194. Detroid: Wayne State University Press, 1982.

MOMIGLIANO, Arnaldo. As Raízes clássicas da Historiografia Moderna. Tradução de Maria Beatriz Borba Florenzano. Bauru: EDUSC, 2004.

WARBURG, Aby. O Renascimento do Paganismo Antigo. Tradução livre de Cássio da Silva Fernandes – Universidade Federal de Juiz de Fora. Texto original contido em La rinascita del paganismo antico. Firenza: La Nuova Italia Editrice, 1996.

Veröffentlicht

2008-12-31

Zitationsvorschlag

Romanowski, P. R. . (2008). GESTA PRINCIPIUM POLONORUM: CULTURA E PODER NO MUNDO ESLAVO MEDIEVAL. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 5(4), 1–19. Abgerufen von https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/95