No Singular (2012) de Henrique Rodovalho
um olhar histórico sobre as estratégias da Quasar Cia. de Dança
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v18i2.1109Keywords:
Quasar Cia. de Dança, cultural setting, strategiesAbstract
From the news referring to the show No Singular (2012), by Quasar Cia. De Dança and some reviews published by the researcher Helena Katz about other shows of the company, we will try to establish some strategies developed by the choreographer Henrique Rodovalho. The term “strategy” is used in the book A Herança Imaterial (1985) by Giovanni Levi, and from this work we can establish a dialogue between the author and Jacques Revel (2010) to better understand the choices made by Henrique Rodovalho within the artistic scene in Goiás.
Downloads
References
BARTHES, Roland. O que é a Crítica. In: Crítica e Verdade. Tradução de Leyla Perrone - Moisés. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BEUNZA, José Maria Imizcoz. RUIZ, Lara Arroyo. Redes Sociales y Corrrespondencia Epistolar. Del Análisis Cualitativo de las Relaciones Personales a la Reconstrucción de Redes Egocentradas. In.: REDES – Revista hipana para el análisis de redes sociales. Vol: 21, #4 Diciembre 2011. DOI: https://doi.org/10.5565/rev/redes.419
CERTEAU, Michel de. A Escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Revisão técnica de Arno Vogel. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CHARTIER, Roger. A História Cultural entre práticas e representações. Miraflores: DIFEL, 2002.93
CHARTEIR, Roger. Debate: Literatura e História. Topoi, Rio de Janeiro, n. 1, p. 197-216. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-101X001001006
COSTA, Rodrigo de Freitas. “Ideias de uma história”: o teatro e a pesquisa acadêmica em debate. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, v. 9, ano IX, n. 3, 2012. Disponível em: http://. Acesso em: 27 jun. 2017
GRIBAUDI, Maurízio. Escala, Pertinência, Configuração. In.: REVEL, Jacques (Org.). Jogos de Escalas: a experiência da microanálise; Trad.: Dora Rocha. – Rio de Janeiro> Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.
GUINSBURG, J. e PATRIOTA, Rosângela. Teatro Brasileiro: Ideias de uma História. 1ªed. – São Paulo: Perspectiva, 2012.
LEVI, Giovanni. A Herança Imaterial: trajetória de um exorcista no Piemonte do século XVII. Trad.: Cynthia Marques de Oliveira. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
PATRIOTA, Rosangela. Vianinha: um dramaturgo no coração de seu tempo. São Paulo: Hucitec, 1999.
RAMOS, Alcides Freire. PATRIOTA, Rosangela. Terra em transe e O Rei da Vela: estética da recepção e historicidade. In. Confluenze: revista di studi iberoamericani. CONFLUENZE Vol. 4, No. 2, 2012,pp.124-141, ISSN 2036-0967, Dipartimento di Lingue, Letterature e Culture Moderne, Università di Bologna.
RAMOS, Alcides Freire. Canibalismo dos Fracos. Bauru, SP: EDUSC. 2002.
REVEL, Jacques. Micro-história, macro-história: o que as variações de escala ajudam a pensar em mundo globalizado. In.: Revista Brasileira de Educação. Trad.: Anne-Marie Milon de Oliveira. v.15 n.45 set/dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n45/03.pdf. Última visualização em: 12/11/2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782010000300003
VENTUNA, Rafael. Quasar Cia. de dança – quando arte e negócio movem-se juntos. Trabalho de Conclusão do Curso MBA em Bens Culturais – Cultura, Economia e Gestão do Programa FGV Management. São Paulo: Fundação Getulio Vargas, 2012
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.