History of the english language in the brazilian context

a cultural view

Authors

  • Manuel Benjamin Monteiro Liberal SOUSA Universidade Luterana do Brasil - ULBRA https://orcid.org/0000-0001-9435-6494
  • Juliana Ribeiro de VARGAS Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i1.1132

Keywords:

Geopolitics, english, Cultural Studies, youths

Abstract

This paper aims to expand knowledge about the expansion of the English Language from a social perspective, questioning how this language assumed an imperative character, being practically seen as the first language option that “must” be study as a “foreigner” until reaching the point of having mandatory status in the curriculum of Brazilian schools.

Downloads

Download data is not yet available.

References

RAJAGOPALAN, Kanavillil. A geopolítica da língua inglesa e seus reflexos no Brasil: por uma política prudente e propositiva. In: LACOSTE, Yves (Org.). A Geopolítica do Inglês. São Paulo - SP: Parábola, 2005, p. 135-159.

DIAS, Mauricio. Sete décadas de história: Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa. Rio de Janeiro, Sextante Artes, 1999.

NOGUEIRA, Márcia Castelo Branco. Ouvindo a voz do (pré)adolescente brasileiro da geração digital sobre o livro didático de inglês desenvolvido no Brasil. 2007. 182p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2007.

LE BRETON, Jean-Marie. Reflexões anglófonas sobre a geopolítica do inglês. In: LACOSTE, Yves (Org.). A Geopolítica do Inglês. São Paulo - SP: Parábola, 2005, p. 12-26.

LENZ, M. H. A ligação especial da Argentina com a Grã-Bretanha no final do século XIX. In: VI Congresso de História Econômica, 2005, Conservatória- Rio de Janeiro. Anais do VI Congresso de História Econômica, 2005. Disponível em https://www.ufrgs.br/fce/wp-content/uploads/2015/02/TD14_2005_lenz.pdf. Acesso em 22 set. 2021.

OLIVEIRA, R. M. de; LAGO, N. A. do. Documentos oficiais e o inglês no ensino médio brasileiro: um breve histórico. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 9, p. 1-18, 2020. Disponível em: <http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/article/view/2456>. Acesso em 19 jun. 2021.

SCAGLION, L. F. Políticas nacionais sobre o ensino de língua inglesa no Brasil: o que dizem os documentos sobre a sua inserção nos currículos escolares. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2019.

QUEVEDO-CAMARGO, G.; SILVA, G. C. O inglês na educação básica brasileira: sabemos sobre ontem; e quanto ao amanhã? Ensino e Tecnologia em Revista, v. 1, n. 2, p. 258-271, 2017. Disponível em:<https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7500>. Acesso em 22 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.3895/etr.v1n2.7500

LEFFA, Vilson J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 1-20, 1999. Disponível em: . Acesso em 19 jun. 2021.

HALL, Stuart; JEFFERSON, Tony. Resistance through rituals: Youth subcultures in post-war Britain. Taylor & Francis e-Library, 2003.

GROPPO, L. A. Introdução à sociologia da juventude. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.

FERREIRA, Rodrigo Klassen. Dispositivo de anglicidade e desescolarização da aprendizagem de inglês. 2021. 321p. Projeto de Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Canoas, 2021.

LACOSTE, Yves. Por uma abordagem geopolítica da difusão do inglês. In: LACOSTE, Yves (Org.). A Geopolítica do Inglês. São Paulo - SP: Parábola, 2005, p. 7-11.

GIBLIN, Rémi. O inglês por meio da música. In: LACOSTE, Yves (Org.). A Geopolítica do Inglês. São Paulo - SP: Parábola, 2005, p. 127-132.

ANDRADE, Rainan Marques Santos; CRUZ, Giêdra Ferreira da. Língua inglesa: aspectos de sua universalidade. Folio (Online): Revista de Letras, v. 12, N 2, p. 763-781, 2020. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/7657>. Acesso em 19 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7657

KUMARAVADIVELU, B. A Linguística Aplicada na Era da Globalização. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. 2ª ed. São Paulo: Parábola, 2006 p. 129-148.

MOITA LOPES, L.P. Identidades fragmentadas: A construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula: Campinas. Mercado das Letras. 2002.

KALVA, Julia Margarida. Identidade nacional e inglês língua franca: negociações no processo de ensino e aprendizagem de inglês. 2012. 168 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2012.

LEFFA, V. J. Aspectos políticos da formação do professor de línguas estrangeiras. In: LEFFA, V. J. (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas (RS): Educat, 2001, p. 333-355.

GRIGOLETTO, M. Inglês: a linguagem dos negócios. Biblioteca Entrelivros, São Paulo, SP, ano 1, nº 4, p. 54 - 57, 10 jun. 2006.

MENDES, Márcia. O mundo representado e a produção de identidades culturais em imagens de livros didáticos de Inglês: uma análise. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Canoas, 2007.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização – as conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.

ARAÚJO-SILVA, Gisvaldo Bezerra. Língua inglesa: um universo imperativo na constituição de sujeitos contemporâneos. 2012. 438 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>. Acesso em 23 set. 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 13.415/2017, de 13 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. 2017. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm>. Acesso em: 23 set. 2021.

SIQUEIRA, D. S. P. World Englishes, world English, inglês como língua internacional, inglês como lingual franca. In: LAGARES, X. C.; BAGNO M. (Org.). Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 333-354.

ANTUNES, Irandé. Lutar com as palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.

INEP. Revista brasileira de estudos pedagógicos. – v. 1, n. 1 (jul. 1944). – Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, 1944 – Publicação oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/issue/view/324/27. Acesso em 21 set. 2021.

Published

2023-06-12

How to Cite

SOUSA , M. B. M. L., & VARGAS, J. R. de. (2023). History of the english language in the brazilian context: a cultural view. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 20(1), 230–258. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i1.1132