DISCURSOS DO MÉTODO
NECESSIDADE E EFICÁCIA POLÍTICA DA ETNOGRAFIA DO IHGB
Keywords:
Os Índios no Império do Brasil: A Etnografia do IHGB entre as décadas de 1840 e 1860, Kaori KodamaAbstract
Escrevo este breve preâmbulo para avisar: minha intenção ao escrever a resenha de Os Índios no Império do Brasil: A Etnografia do IHGB entre as décadas
de 1840 e 1860, de Kaori Kodama, não é a de um especialista autorizado, seja nos assuntos que envolvem o IHGB, seja na história do Brasil Imperial e na etnografia, inclusive porque não faltam bons nomes que poderiam cumprir a contento esta tarefa.
Downloads
References
ARAUJO, Valdei Lopes de. A experiência do tempo: conceitos e narrativas na formação nacional brasileira (1813-1845). São Paulo: Hucitec, 2008.
BARROS, Carlos. La historia que viene. Historia a Debate, Tomo I – Pasado y futuro. Santiago de Compostela, 1995 (Anais de evento).
GOMES, Ângela de Castro. História e historiadores: A política cultural do Estado Novo. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1996.
GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Nação e Civilização nos Trópicos: O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Projeto de uma História nacional. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n.1, 1988.
KODAMA, Kaori. Os Índios no Império do Brasil: A Etnografia do IHGB entre as décadas de 1840 e 1860. Rio de Janeiro: Editora da FIOCRUZ; São Paulo: EDUSP, 2009.
KOSELLECK, Reinhart. Modernidade: Sobre a semântica dos conceitos de movimento na modernidade. In: KOSELLECK, Reinhart . Futuro passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora da PUC-Rio, 2006.
MARTINS, Estevão C. de Rezende. Historiografia: O Sentido da Escrita e a Escrita do Sentido. História & Perspectivas, Uberlândia, n. 40, jan-jun 2009.
MATTOS, Ilmar Rohloff de. O Tempo Saquarema. Rio de Janeiro: ACCESS, 1994.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: Teoria da História: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora da UnB, 2001.
RÜSEN, Jörn. Como dar sentido ao passado: questões relevantes de meta-história. História da Historiografia, n.2, 2009. Disponível em: << www.ichs.ufop.br/rhh.>> Acesso em 25.01.2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.