A HISTORIOGRAFIA CLÁSSICA DO CINEMA NACIONAL E A BELA ÉPOCA DO CINEMA BRASILEIRO
A INFLUÊNCIA DE PAULO EMÍLIO SALLES GOMES
Keywords:
Paulo Emílio Salles Gomes, Historiography, Brazilian film, Beautiful timeAbstract
This article aims to highlight that the trilogy of essays Scenery Brazilian film: 1896/1966 (1966), Little old movie (1969) and Film: trajectory of underdevelopment, the critic and historian Paulo Emílio Salles Gomes, constituted a web interpretative Beautiful time of clipping of the historiography of Brazilian cinema national film.
Downloads
References
ARAÚJO, Vicente de Paula. A bela época do cinema brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 1976.
AUTRAN, Arthur. A noção de “ciclo regional” na historiografia do cinema brasileiro. Revista Alceu, v.10, n. 20, p. 116-125, Jan/Jun de 2010.
AUTRAN, Arthur. A questão da indústria cinematográfica brasileira na primeira metade do século XX. Revista Mnemocine, 2008.
AUTRAN, Artur. Alex Viany: crítico e historiador. São Paulo: Perspectiva, 2003.
AUTRAN, Artur. Panorama da historiografia do cinema brasileiro. Revista Alceu, v.7, n. 14, p. 17-30, Jan/Jun de 2007.
AUTRAN, Artur. Paulo Emílio e a constituição das bases da pesquisa histórica sobre cinema no Brasil. Atualidade de Paulo Emílio, 04 a 15 de Novembro de 2002, São Paulo: Cinemateca Brasileira, 2002.
BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
BERNARDET, Jean-Claude. Historiografia clássica do cinema brasileiro: metodologia e pedagogia. São Paulo: Annablume, 1995.
CERTEAU, Michel de. A escrita da História. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
GOMES, Paulo Emílio Salles. Panorama do cinema brasileiro: 1896/1966. In: Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
MOURA, Roberto. Bela época (primórdios-1912). In: RAMOS, Fernão. (Org.). História do cinema brasileiro. São Paulo: Art Editora, 1987.
SOUZA, José Inácio de Melo. Imagens do passado: São Paulo e Rio de Janeiro nos primórdios do cinema. São Paulo: SENAC, 2004.
XAVIER, Ismail. Sétima arte: um culto moderno. São Paulo: Perspectiva, 1978.
VESENTINI, Carlos Alberto. A teia do fato: uma proposta de estudo sobre a memória histórica. São Paulo: Hucitec Social, USP, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.