AFRICANTA, BY HUDSON RIBEIRO

TRACES OF AN AFRICAN CULTURAL HERITAGE

Authors

  • Vitor Cei Universidade Federal de Rondônia – UNIR
  • Wilson Coelho Centro Cultural Sesc Glória – SESC

Keywords:

Africanta, Negro, Hudson Ribeiro

Abstract

Em Africanta: Ser Negro, de Hudson Ribeiro, a África canta por todos os cantos. É uma poesia escrita com todo o corpo, mas não se trata de um mero corpo composto de ossos, músculos e peles. É um corpo que se traduz a partir da pele como linguagem, como uma tentativa de tornar possível dizer o que aparentemente soa indizível. Desde o primeiro poema, “Nas savanas africanas (Orí… Gens)”, considerando o título, Hudson Ribeiro já anuncia uma espécie de roteiro ou percurso de sua abordagem e de sua postura frente a questão do negro. Se entendermos que savana (também conhecida como anhara em Angola e como cerrado no Brasil) corresponde a uma vegetação composta por gramíneas e arbustos isolados ou em pequenos grupos, provavelmente já temos uma noção das alegorias que o poeta se utiliza para fazer emergir a condição do negro em nossa sociedade.

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References

RIBEIRO, Hudson. Africanta: ser negro. Vitória – ES: Edição do autor, 2015.

Published

2016-12-15

How to Cite

Cei, . V. ., & Coelho, W. . (2016). AFRICANTA, BY HUDSON RIBEIRO: TRACES OF AN AFRICAN CULTURAL HERITAGE. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 13(2). Retrieved from https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/622