BOUNDARIES AND CHALLENGES OF THE BRAZILIAN THEATER OF THE 1980S

SELF-FINANCING AND ARTISTIC CONCEPTIONS IN THE ESTÁVEL DE REPERTÓRIO COMPANY

Authors

Keywords:

Cyrano de Bergerac, Companhia Estável de Repertório, 1985

Abstract

Em tempos de uma excessiva produção acadêmica, nem sempre com a qualidade que se espera, encontramos um belo livro realizado a partir na dissertação de mestrado de André Bertelli Duarte, chamado “A Companhia Estável de Repertório depa, espada e nariz: Cyrano de Bergerac (1985) nos palcos brasileiros”. Além da competência na condução dos métodos de pesquisa e escrita, o autor nos coloca em um torvelinho de possibilidades de interpretações sobre assuntos bem atuais como produção artística comercial ou crítica – o já conhecido embate sobre arte para entretenimento e arte com potencialidade estética, mas que com Bertelli Duarte toma dimensões bem interessantes, para dizer o mínimo –, deficiência no financiamento público a companhias artísticas privadas – tema mais do que necessário em tempos brutais como o nosso em que leis de incentivo, como a Lei Rouanet, são tidas como forma do governo submeter artistas teoricamente pelegos –, passando também pelas possibilidades de se construir o humor, elemento esse mais do que necessário em tempos de atentados a periódicos de cartunistas e um crescente números de humoristas brasileiros que insistem em atacar apenas os oprimidos e encontram grande ressonância junto a nossa sociedade.

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References

DUARTE, Andre Luis Bertelli. A Companhia estável de repertório de capa, espada e nariz: Cyrano de Bergerac (1985) nos palcos brasileiros. São Paulo: Verona, 2015.

Published

2016-06-30

How to Cite

Santos, F. C. . (2016). BOUNDARIES AND CHALLENGES OF THE BRAZILIAN THEATER OF THE 1980S: SELF-FINANCING AND ARTISTIC CONCEPTIONS IN THE ESTÁVEL DE REPERTÓRIO COMPANY. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 13(1). Retrieved from https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/719