O BRASIL DO TEATRO ENGAJADO
A TRAJETÓRIA DE VIANINHA, PAULO PONTES E CHICO BUARQUE
Keywords:
Brazilian Theatre, Vianinha, Paulo Pontes, Chico BuarqueAbstract
This paper is a study about the trajectory of three important brazilian artists: Vianinha, Paulo Pontes and Chico Buarque, specially a way how they articulate artistic creation and political questions, during the period of Brazilian military dictatorship.
Downloads
References
BARROS FILHO, Omar de; VEIGA, Rui. (Orgs.). Paulo Pontes – a arte da resistência. Coleção Testemunhos. São Paulo: Versus, 1977. v. 1.
BLOCH, Marc. Apologia da História – ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001,
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
COSTA, Rodrigo de Freitas. Tempos de resistência democrática: os tambores de Bertolt Brecht ecoando na cena teatral brasileira sob o olhar de Fernando Peixoto. 2006. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
HOLLANDA, Chico Buarque de. Chico Buarque – com ele aprendi a lutar. BARROS FILHO, Omar de; VEIGA, Rui. (Org.). Paulo Pontes – a arte da resistência. Coleção Testemunhos. São Paulo: Versus, 1977. v. 1
HOLLANDA, Chico Buarque de; PONTES, Paulo. Prefácio. In: Gota D’água. 29. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
MARTINS, Christian Alves. O inconformismo social no discurso de Chico Buarque. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, v. 2, n. 2, p. 1, abr./ maio/ jun. 2005. Disponível em: <http://www.revistafenix.pro.br>. Acesso em: 19/09/2005.
MENEZES, Adélia Bezerra de. Desenho mágico: poesia e política em Chico Buarque. 3. ed. ampl. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
MOREIRA, Vânia Maria Losada. Nacionalismos e reforma agrária nos anos 50. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 18, n. 35, 1998.
PATRIOTA, Rosangela. Vianinha um dramaturgo no coração de seu tempo. São Paulo: Hucitec, 1999.
SOUSA, Dolores Puga Alves de. Os sessenta anos de um artista: “Chico Buarque do Brasil”, organização de Rinaldo de Fernandes. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 1-2, out./nov./dez. 2004. Disponível em: <http://www.revistafenix.pro.br>. Acesso em: 08/10/2004.
VESENTINI, Carlos Alberto. A teia do fato. São Paulo: Hucitec, 1997.
VIANNA FILHO, Oduvaldo. Quatro instantes do teatro no Brasil. In: PEIXOTO, Fernando. (Org.). Vianinha: Teatro – Televisão – Política. São Paulo: Brasiliense, 1983.
VIANNA FILHO, Oduvaldo. Teatro de rua. In: PEIXOTO, Fernando. (Org.). Vianinha: Teatro – Televisão – Política. São Paulo: Brasiliense, 1983.
VIANNA FILHO, Oduvaldo. Um pouco de pessedismo não faz mal a ninguém. In: PEIXOTO, Fernando. (Org.). Vianinha: Teatro – Televisão – Política. São Paulo: Brasiliense, 1983.
VIANNA FILHO, Oduvaldo. A ação dramática como categoria estética. In: PEIXOTO, Fernando. (Org.). Vianinha: Teatro – Televisão – Política. São Paulo: Brasiliense, 1983.
VIANNA FILHO, Oduvaldo. Entrevista a Ivo Cardoso. In: PEIXOTO, Fernando. (Org.). Vianinha: Teatro – Televisão – Política. São Paulo: Brasiliense, 1983.
VIEIRA, Paulo. Paulo Pontes: a arte das coisas sabidas. 1989. Dissertação (Mestrado em Comunicações e Artes) – Universidade de São Paulo (USP), São Paulo,
WERNECK, Humberto. Chico Buarque letra e música: incluindo Gol de letras de Humberto Werneck e Carta ao Chico de Tom Jobim. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.