Democracy For Who?

Uses And Abuse Of The Image Of Children And Young People In News Media

Authors

  • Carmem Lúcia Sussel Mariano Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v17i17.957

Keywords:

adultcentrism, media and childhood, citizenship of children and teenagers, instrumental use of childhood

Abstract

This paper approaches studies at international and national scope on rhetoric and images present in the media visibility of problems associated with childhood and youth, showing that children and young people enter the news media from a negative point of view with a preference for sensationalist focuses, covering them with news interest when associated with deviance, sexuality and violence - either as a victim or a villain. It is argued that this visibility does not contribute to the visualization of this age group as political actors.

 

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALAJMO, Marco. Des-informação e criança brasileira: considerações críticas sobre comunicação e conhecimento. In: RIZZINI, Irene (Org.). A criança no Brasil de hoje: desafio para o terceiro milênio. Rio de Janeiro, Editora Universitária Santa Úrsula, 1993.

ANDI (Agência de Notícias pelos direitos da criança). Balas perdidas: Um olhar sobre o comportamento da imprensa brasileira quando a criança e o adolescente estão na pauta da Violência. Brasília/DF, 2001.

ANDRADE, Leandro Feitosa. Prostituição infanto-juvenil na mídia: estigmatização e ideologia. São Paulo: EDUC, 2004.

ANDRADE, Marcelo Pereira de. A categoria “meninos de rua” na mídia: uma interpretação ideológica. Tese (Doutorado em Psicologia Social). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005.

ARFUCH, Leonor. Crímenes y pecados: de los jóvenes en la crónica policial. Buenos Aires: Cuadernos del Unicef, 1997.

BEST, Joel. Social problems. New York: Norton and Company, 2007.

BIZZO, Vanessa Monteiro. Infância associada ao tema aborto voluntário em peças jornalísticas publicadas no jornal online da Folha de S. Paulo (1997-2005). Dissertação (Mestrado em Psicologia Social). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008.

ESPÍNDULA, D.; ARANZEDO, A.; TRINDADE, Z.; MENANDRO, M.; BERTOLLO, M.; RÖLKE, R. “Perigoso e violento”: representações sociais de adolescentes em conflito com a lei em material jornalístico. PSIC - Revista de Psicologia da Vetor Editora, 7(2), p. 11-20, 2006.

MINAYO, M.; NJAINE, K. Análise do discurso da imprensa sobre rebeliões de jovens infratores em regime de privação de liberdade. Ciência e Saúde Coletiva, 7(2), São Paulo, p. 285-297, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232002000200009

FEILITZEN, Cecília von. Educação para a mídia, participação infantil e democracia. p. 19-35. In: _______; CARLSSON, Ulla (Orgs.). A criança e a mídia: imagem, educação, participação. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2002.

FRANKLIN, Bob. Children’s rights and media wrongs. p. 15-42. In: ______ (ed.) The new handbook of children’s rights: comparative policy and practice. Londres/New York: Routledge, 2002.

FREITAS, Rosangsela Ramos de. O tema trabalho infanto-juvenil na mídia: uma interpretação ideológica. Tese (Doutorado em Psicologia Social). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004.

LAVOINNE, Yves. L’humanitaire et les médias. Lyon: Presses Universitaires de Lyon, 2002.

MARIANO, Carmem L. Sussel. Direitos da criança e do adolescente: os marcos legais e a mídia. Tese (Doutorado em Psicologia Social). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010.

MOELLER, Susan. A hierachy of innocense. The medias’s use of children in the telling of internacional news. Press/Politics, 7 (1), p. 36-56, 2002. DOI: https://doi.org/10.1177/1081180X0200700104

MORAES, Julianne Caju de Oliveira Moraes. Discursos sobre a temática do abuso sexual de crianças e da pedofilia na mídia escrita. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso. Mato Grosso, 2017.

NAVAS, Jorge. Jovenes y médios de comunication. In: SOLÓRZANO, Irela; ABAUNZA, Humberto. Las reglas del juego: limites y libertades para la juventud en Nicaragua. Managua: Puntos de Encuentro, 1994.

NAZARETH, Leila. O discurso da mídia sobre a adolescente grávida: uma análise da ideologia. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004.

PEREIRA, Fabiana da Cunha. Em nome da criança e do adolescente: ONGs e imprensa em parceria na construção do noticiário. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação). Universidade de São Paulo, 2005.

PONTE, Maria Cristina. Imagens de crianças na imprensa de informação geral. Anais do XXV Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Salvador, n.p., 2002.

_______. Crianças em notícia: a construção da infância pelo discurso jornalístico (1970-2000). Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2005.

QVORTRUP, Jens. Visibilidade de crianças e infância. Linhas Críticas. V. 20, n 41, p. 23-42, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v20i41.4250

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO/34, 2009.

ROSEMBERG, Fúlvia. Eu consumo, tu me consomes. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, Fundação Carlos Chagas, n.º 31, p. 41-48, dez. 1979.

_______. O discurso sobre criança de rua na década de 80. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, Fundação Carlos Chagas, n.º 87, p. 71-81, nov. 1993.

_______. Crianças pobres e famílias em risco: as armadilhas de um discurso. Rev. Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. IV (1), p. 28-33, 1994.

_______. Prefácio de ANDRADE, Leandro. Prostituição infanto-juvenil na mídia: estigmatização e ideologia. São Paulo: EDUC, 2004.

_______. Criança pequena e desigualdade social no Brasil. p. 49-86. In: FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). Desigualdade social e diversidade cultural na infância e na juventude. São Paulo: Cortez, 2008.

_______; ANDRADE, Marcelo. Infância na mídia brasileira e ideologia. p. 257-274. In: JACÓ-VILELA A.M. e SATO, L. (Orgs.). Diálogos em Psicologia Social, Porto Alegre, Ed. Evangraf, 2007.

______ ; MARIANO, Carmem L. Sussel. A Convenção Internacional Sobre os Direitos da Criança: Debates e Tensões. Cadernos de Pesquisa. v. 40, n. 141, p. 693-728, set./dez.2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000300003

SÁNCHEZ-JANKOWSKI, Martín. As gangues e a imprensa: a produção de um mito. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, nºs 5 e 6, p. 180-198, maio-dez, 1997.

RAO, Leeia. Advogados de uma nova sociedade de consumo: as crianças nos comerciais da TV. p. 109-118. In: _______; CARLSSON, Ulla (Orgs.). A criança e a mídia: imagem, educação, participação. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2002

RENAUT, Alain. A libertação das crianças: a era da criança cidadão. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

Published

2020-12-23

How to Cite

Sussel Mariano, C. L. . (2020). Democracy For Who? : Uses And Abuse Of The Image Of Children And Young People In News Media. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 17(2), 382–400. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v17i17.957