O DISCURSO DA EFICIÊNCIA NA GESTÃO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM EXTREMA
SUL DE MINAS GERAIS
Palabras clave:
Eficiência, Avaliação, ConflitoResumen
Este artigo tem o objetivo de analisar as contradições e fricções entre corpo docente e gestores da educação no município de Extrema, sul de Minas Gerais, por ocasião da realização do processo de avaliação de desempenho ordenado pelo prefeito municipal. Confronta seus discursos com suas práticas. Para tal, insere a avaliação de desempenho no interior de um arrojado projeto de mudança da estrutura educacional posto em prática pelo poder executivo municipal. Da análise emerge a categoria “eficiência”, chave para explicar o sentido das ações do prefeito e as tensões geradas no interior do corpo docente. Revela como campo de conflito as relações entre ambos, embora o fulcro das ações e das idéias do prefeito não seja atingido. O quadro que daí emerge é demonstrativo da complexidade das relações na qual os sujeitos se movimentam, e exprime as condições que tornaram possível a implantação do projeto de reforma idealizado pelo poder público municipal.
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Citas
FOULCALT, Michel. A ordem do discurso. 6ª ed. São Paulo: Edições Loyola. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio, 2000.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26 ed. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.
MANNNHEIM, Karl. Ideologia e utopia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.
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