DÁDIVA E UTILITARISMO NAS POLÍTICAS CULTURAIS

Autores/as

Palabras clave:

Memória Social, Patrimônio Cultural, Ciência Social, Cultura Popular

Resumen

Reflexão sobre a preservação dos patrimônios culturais e das memórias sociais na atualidade. Análise crítica das políticas do patrimônio cultural e natural na sociedade brasileira contemporânea, através de aproximações teóricas com outras disciplinas, numa perspectiva transdisciplinar. O ponto crítico da abordagem recairá sobre as possibilidades heurísticas da teoria da dádiva desenvolvida por Marcel Mauss, em contraponto ao utilitarismo predominante nas políticas culturais contemporâneas.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandre Fernandes Corrêa, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Professor Associado II Antropologia, Dep. de Sociologia e Antropologia/UFMA e membro Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult/UFMA). Crisol: www.crisol-gpec.com.br

Citas

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulações. Lisboa: Relógio d’Água, 1991.

BOURDIEU, Pierre. Gosto de Classe e Estilo de Vida. In: ORTIZ, Renato. Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo: EDUSP, 2003.

CAPERUTO Ada. Admirável Mundo Novo: Uma Perspectiva Histórica entre a Obra e a Sociedade Pós-Moderna. Revista de Recensões de Comunicação e Cultura. Disponível em: http://bocc.ubi.pt/pag/nunes-maira-admiravel-mundo-novo.pdf.

CASTELLS, Manuel; IPOLA, Emilio. Prática epistemológica e ciências sociais. Porto: Afrontamento, 1978.

CASTORIADIS, Cornelios. Figuras do Pensável. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

CORRÊA, Alexandre F. O labirinto dos significantes na cultura barroca. Psicanálise & Barroco em Revista v.7, n. 2, p. 12-34, dez. de 2009.

CUNHA, Manuela Carneiro da. O futuro da questão indígena. Estud. av. [online]vol. 8, n. 20, p. 121-136, 1994.

DUFOR, Dani Robert. O homem neoliberal: da redução das cabeças à mudança dos corpos, Le Monde Diplomatique, Brasil, 2005.

HUXLEY, Aldous. O admirável mundo novo. Globo. Rio de Janeiro, 1932.

JAMESON, Fredric. A cultura do dinheiro. Rio de Janeiro: Vozes. 2001.

JEUDY, Henri-Pierre. Espelho das cidades. Rio de Janeiro: Casa da Palavra. 2005.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Missões Próprias da Antropologia: Objetividade, Totalidade, Significação e o Critério da Autenticidade. Rio de Janeiro: Editora dos Tribunais, 1975.

LUSSER, Vilem. Ficções filosóficas. São Paulo: EdUsp, 1998.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naif, 2007.

MORIN, Edgar. Uma Cultura de Lazer. In:Cultura de Massas no Século XX. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1969.

NOVA, Luiz Henrique Sá da. Da cultura como mercadoria, ao consumo como prática cultural. Revista do Centro de Artes, Humanidades e Letras. FACOM/UFBA. vol. 1 n.1, 2007.

SABOURIN, Eric. Marcel Mauss: da dádiva è questão da reciprocidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais. vol. 23, n. 66, fevereiro/2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v23n66/08.pdf

SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. 2 ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

STERNICK, Paulo. Qual psicanálise para as crises financeiras? Revista Inteligência, 2010.

SYLVAIN Dzimira. Une vision du paradigme du don: Don, juste milieu et prudence. Disponível em: http://www.revuedumauss.com.fr/media/Paradigmedudon.pdf.

Publicado

2011-12-13

Cómo citar

Fernandes Corrêa, A. . (2011). DÁDIVA E UTILITARISMO NAS POLÍTICAS CULTURAIS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 8(3), 1–22. Recuperado a partir de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/326