UMA FIGURA DE PADRE COMO TEMA LITERÁRIO
O PADRE ANTÓNIO VIEIRA NA FICÇÃO LITERÁRIA DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.35355/000009Palabras clave:
Personagens históricas, recriação, Padre António Vieira, ficção literária brasileiraResumen
O artigo examina o papel da correspondência na logística da Companhia de Jesus, com ênfase nas cartas emergenciais relacionadas à conquista holandesa no Brasil, no século XVII, muitas vezes redigidas por padres aprisionados ou exilados pelos holandeses. Os autores defendem que, neste gênero epistolar, prevalece o tom de resistência contra o avanço dos “hereges calvinistas” em terra católica, bem como de alerta contra inacianos dissidentes. Neste sentido, destacam-se as cartas do padre Francisco Ferreira sobre o inimigo calvinista e as que monitoravam o padre dissidente Manoel de Moraes. O artigo sublinha, enfim, a inserção desta correspondência, entre o que se poderia chamar de serviço de inteligência militar da Companhia de Jesus.
Descargas
Citas
ANGOULVENT, Anne-Laure. O Barroco. Lisboa: Publicações Europa-América, 1996.
CALDEIRÓN, Francisco Jiménez. Imagem e Discurso: Os textos de António Vieira e a Linguagem Cinematográfica. Tese (Doutorado em Filosofia e Letras) – Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Extremadura (Cáceres – Espanha), 2010.
COELHO, Eduardo Prado; REAL, Miguel. (Coord.). Obra Completa do Padre do Padre Manuel Antunes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2009.
Diário da Assembleia da República, 2.ª Sessão Legislativa, 19 de julho de 1997.
FRANCO, José Eduardo (Coord.). Entre a Selva e a Corte: Novos Olhares Sobre Vieira. Lisboa: Esfera do Caos, 2009.
FRANCO, José Eduardo. O império da escrita: A escrita como poder na Companhia de Jesus: o Caso da Obra Vária do Padre António Vieira. In BASTOS, Neusa Barbosa (Org.). Língua Portuguesa: história, memória e intersecções lusófonas. São Paulo: EDUC-IP-PUC-SP, 2018.
FRANCO, José Eduardo. (Coord.). Obra Seleta de José Augusto Mourão. O Vento e o Fogo. A Palavra e o Sopro. O Espelho e o Eco. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2017. 1592 p., p. 354. Veja-se também CALVINO, Italo. Punto y aparte. s/l: Tusquets, 1995.
FRANCO, José Eduardo; REIS, Bruno Cardoso. Vieira na literatura anti-jesuítica. Lisboa: Roma Editora e Fundação Maria Manuela e Vasco Albuquerque D´Orey, 1997.
HARDWICK, Lorna. Reception studies. Oxford: Classical Association by Oxford University Press, 2003.
ISER, Wolfgang. The Range of Interpretation. New York: Columbia University Press, 2000.
MARQUES, Wilton. Padre Vieira e os filhos de Tupá (Um conto esquecido de Firmino Rodrigues da Silva). In Navegações. Revista de Cultura e Literaturas de Língua Portuguesa, v. 10, n. 1 (2017)
MARTINS, OLIVEIRA. História da civilização ibérica, Lisboa, Guimarães Editors, 2007, p. 326
MIRANDA, Ana. Boca do Inferno. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
MORAIS, Eunice de. Ficção e História no romance ‘Boca do Inferno’, Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, 2003.
MOREIRA José. As contradições do Padre António Vieira e outros escritos. Rio de Janeiro: Alba, 1943.
PALMER, Richard E. Hermenêutica. Lisboa: Edições 70, 2006.
RICOEUR, Paul. Teoria da Interpretação. Lisboa: Edições 70, 2009.
RODRIGUES, Francisco. O P. António Vieira. Contradições e aplausos à luz de documentação inédita. In Revista de História, Vol. XI, 1992.
SILVA, J. M. Pereira da. Manuel de Moraes. Crónica do Século XVII. Rio de Janeiro: Garnier, 1866. Disponível em: http://www.gutenberg.org/ebooks/29819.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.