ORIENTE HAGIOGRÁFICO
Palabras clave:
Teatro Jesuíta, S. Francisco Xavier, Século dezasseteResumen
O teatro nos colégios jesuítas, entre a sua chegada a Portugal (1542) e a sua expulsão (1759), é matéria pedagógica privilegiada. Era aos alunos que cabia o desempenho da representação, enquanto os professores se encarregavam da escrita de originais, acomodados a diferentes ocasiões festivas e a figuras de relevo no universo hagiográfico. Uma delas é S. Francisco Xavier, cuja vida dedicada à evangelização logra ser motivo de, pelo menos, dois espectáculos no século dezassete. Os folhetos que os documentam não contêm as falas das personagens, ou seja, a enunciação, mas, por meio de uma descrição relativamente pormenorizada num dos casos e de sinopses das cenas no outro, constituem memória de um teatro móvel, cuja exuberância e aparato atraiam multidões às ruas de Lisboa.
Descargas
Citas
LINO, Raul, SILVEIRA, Luís (Orgs.) Documentos para a História da Arte em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1969.
LUCENA, João de. História da vida do padre Francisco de Xavier: e do que fizeram na Índia os mais religiosos da Companhia de Jesu. Lisboa: Pedro Crasbeeck, 1600. Disponível em http://purl.pt/14775
NASCIMENTO, Aires A., BARBOSA, Manuel de Sousa (Orgs). Luís da Cruz, S.J., e o teatro jesuítico nos seus primórdios: Actas de Colóquio comemorativo do IV centenário da morte do dramaturgo (1604-2004). Lisboa, Faculdade de Letras, 18 de Outubro de 2004, Lisboa, Centro de Estudos Clássicos, 2005.
SERRÃO, Vítor. A Lenda de São Francisco Xavier pelo Pintor André Reinoso, Lisboa, Livros Quetzal, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.