DIÁLOGOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS ENTRE BRASIL E ITÁLIA
MORTE ACIDENTAL DE UM ANARQUISTA (DARIO FO, 1970) NOS PALCOS BRASILEIROS PELA COMPANHIA ESTÁVEL DE REPERTÓRIO DE ANTONIO FAGUNDES (1982)
Palabras clave:
Teatro Brasileiro, Dramaturgia Italiana, Antonio Fagundes, Dario Fo, Companhia Estável de Repertório (CER), Morte Acidental de um AnarquistaResumen
Este texto visa discutir de que maneira, por intermédio do teatro, é possível apreender a circularidade cultural e, por que não dizer, política entre o Brasil e Itália. Embora sejam amplamente conhecidas as interconexões que se estabeleceram entre esses dois países, em termos artísticos, na cidade de São Paulo, seja em relação às artes cênicas, ao cinema, às artes plásticas, à literatura e à arquitetura, não podemos, quando nos reportamos a esta temática, ignorar o impacto que a encenação de Morte Acidental de um Anarquista, em 1982, pela Companhia Estável de Repertório (C.E.R.), que teve à frente o ator e produtor Antonio Fagundes, sob a direção de Antônio Abujamra.
Descargas
Citas
ALMADA, Isaías. O Teatro de Arena: uma estética de resistência. São Paulo: Boitempo, 2004.
BRANDÃO, Junito de Souza. Tragédia e Comédia. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
FAGUNDES, Antonio. Depoimento à Divisão de Pesquisas do CCSP, 01/09/1983, p. 10-11 APUD MEICHES, Mauro e FERNANDES, Sílvia. Sobre o Trabalho do Ator. São Paulo: Perspectiva, 1999.
FO, Dario. Morte acidental de um anarquista e outras peças subversivas. São Paulo: Brasiliense, 1986.
MEICHES, Mauro e FERNANDES, Sílvia. Sobre o Trabalho do Ator. São Paulo: Perspectiva, 1999.
VENEZIANO, Neyde. A Cena de Dario Fo: o exercício da imaginação. São Paulo: Códex, 2002.
WAJNBERG, Daniel Schenker. Teatro Dos Quatro: heranças e influências a partir de uma possível filiação a um teatro de texto. Cadernos Virtuais de Pesquisa em Artes Cênicas, Rio de Janeiro, UNIRIO, 2010, p. 12. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/pesqcenicas/article/viewFile/715/656
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.