UMA CIDADE SENSÍVEL SOB O OLHAR DO “OUTRO”

JEAN-BAPTISTE DEBRET E O RIO DE JANEIRO (1816-1831)

Autores/as

  • Sandra Jatahy Pesavento Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Palabras clave:

Sensibilidades, Historia Cultural, Cidade, Jean-Baptste Debret, Imagem

Resumen

O texto analisa o olhar de Jean-Baptiste Debret, pintor integrante da Missão Francesa, vindo ao Brasil em 1816, construindo o Rio de Janeiro como uma cidade “sensivel”. As sensibiliddes do olhar sobre o urbano são dadas a partir da analise da figuras femininas negras.

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Biografía del autor/a

Sandra Jatahy Pesavento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Professora Titular de História do Brasil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Citas

CARDOSO, Rafael; et al. Castro Maya, colecionador de Debret. São Paulo / Rio de Janeiro: Capivara / Museu Castro Maya, 2003.

DEBRET, Jean-Baptiste. Voyage Pittoresque et Historique au Brésil. Paris: Firmin Didot, 1834-1839.

DEBRET, Jean-Baptiste. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. São Paulo: Martins/Editora da Universidade de São Paulo, 1972. 2 v

DEBRET, Jean-Baptiste. Caderno de viagem. Texto e organização de Julio Bandeira. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. Rio de Janeiro: José Olympio, 1933.

FREYRE, Gilberto. Sobrados e mucambos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1936.

Publicado

2007-12-11

Cómo citar

Jatahy Pesavento, S. . (2007). UMA CIDADE SENSÍVEL SOB O OLHAR DO “OUTRO”: JEAN-BAPTISTE DEBRET E O RIO DE JANEIRO (1816-1831). Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 4(4), 1–18. Recuperado a partir de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/633