REFORMAS POMBALINAS E O ILUMINISMO EM PORTUGAL
Palabras clave:
Reformas, Portugal, Marquês de PombalResumen
O objetivo principal deste texto é o de verificar quais as mudanças e reformas que estavam ocorrendo em Portugal no século XVIII e que poderiam alterar a situação portuguesa no contexto europeu. Assim como também verificar se existiram tentativas de modernização anteriores e qual foi o papel de Pombal neste contexto.
Descargas
Citas
ALVES, Gilberto Luiz. O pensamento burguês e o plano de estudos do Seminário de Olinda (1800-1836). Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1991.
CARDOSO, Walter. A adesão do Brasil Setecentista à Ciência Moderna. 1991. Tese (Doutorado em História) – PPG-USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.
CAVAZZOTTI, Maria Auxiliadora. O pensamento educacional no século XVIII: Portugal. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação, História e Filosofia da Educação), Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1992.
MAGALHÃES, José Calvet de. História do pensamento econômico: da Idade Média ao mercantilismo. Coimbra, 1967.
MAXWELL, Kenneth. Marquês de Pombal: paradoxo do iluminismo. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
SÉRGIO, Antônio. Antologia dos economistas portugueses (século XVII). Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1974.
TEIXEIRA, Ivan. Mecenato pombalino e poesia neoclássica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.
TOCQUEVILLE, Aléxis de. O antigo regime e a revolução. 3. ed. Tradução de Yvonne Jean. Brasília/São Paulo: Editora Universidade de Brasília/HUCITEC, 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.