HISTÓRIA E MEMÓRIA

O RÁDIO POR SEUS LOCUTORES

Autores/as

  • Francisco Alcides do Nascimento Universidade Federal do Piauí – UFPI

Palabras clave:

Rádio, Memória, História, Narrativas

Resumen

A pesquisa versa sobre o rádio no Piauí tendo como recorte temporal trinta anos, no período compreendido entre 1940-1970, quando se inicia a instalação da primeira emissora de rádio, sendo o outro limite a instalação da primeira emissora de televisão. Este artigo trabalha com as lembranças e a memória de homens e mulheres que atuaram no rádio durante o período acima estabelecido. Empregou-se a metodologia/técnica da História Oral por duas razões básicas: a primeira é resultado do descuido dos empresários com a documentação relacionada com a história e a memória desse meio de comunicação de massa no Piauí; a segunda é que dadas as condições de preservação das fontes escritas e sonoras, a única saída para a construção desta história era o emprego da metodologia mencionada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Alcides do Nascimento, Universidade Federal do Piauí – UFPI

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí.

Citas

BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Tradução de Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

CASTRO, Dídimo de. Depoimento concedido a Francisco Alcides do Nascimento. Teresina, 1990. Não publicado.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988.

DANTAS, Deoclécio. Entrevista concedida a Francisco Alcides do Nascimento. Teresina, 2002. Não publicado.

GROSSI, Yonne de S.; FERREIRA, Amauri C. Razão narrativa: significado e memória. História Oral: Revista da Associação Brasileira de História Oral, São Paulo, n. 4, p. 39-54, 2001.

HALBWCHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Ed. Vértice/Editora Revista dos Tribunais, 1990.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, São Paulo: PUC, n. 10, p. 7-28, dez. de 1993.

NEVES, Berilo. Rádio. Educadora de Parnaíba. Parnaíba: [s/ed.], 1987.

PALHARES-BURKE, Maria Lúcia Garcia. As muitas faces da história: nove entrevistas. São Paulo: UNESP, 2000.

PEREIRA, José Eduardo. Entrevista concedida a Francisco Alcides do Nascimento e Geraldo de Almeida Borges. Teresina, 1990. Não publicado.

PERNAMBUCO, José de Ribamar Aquino. Entrevista concedida a Francisco Alcides do Nascimento. Teresina, 2001. Não publicado.

REGO, Ana Maria. Entrevista concedida a Francisco Alcides do Nascimento. Teresina, 6 de dezembro de 2001. Não publicado.

SALIBA, Elias Thomé. A dimensão cômica da vida privada na República. In: SEVCENKO, Nicolau (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SANTOS, José Lopes dos. Entrevista concedida a Francisco Alcides do Nascimento. Teresina, 1995. Não publicado.

SILVA, Ana Maria. Entrevista concedida a Francisco Alcides do Nascimento. Teresina, 2002. Não publicado.

SILVA, Joel. Entrevista concedida a Francisco Alcides do Nascimento. Teresina, 2001. Não publicado.

TEIXEIRA, José Raimundo. Entrevista concedida a Francisco Alcides do Nascimento e Geraldo Almeida, Teresina, 1995. Não publicado.

Publicado

2006-12-12

Cómo citar

do Nascimento, F. A. . (2006). HISTÓRIA E MEMÓRIA: O RÁDIO POR SEUS LOCUTORES. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 3(4), 1–20. Recuperado a partir de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/791