CINEMA

A MODERNIDADE E SUAS FORMAS DE ENTRETENIMENTO

Autores/as

  • Kellen Cristina Marçal de Castro Neves Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Palabras clave:

Cinema, Modernidade, Cidade

Resumen

Este trabalho busca refletir sobre a resignificação de um hábito social, o ato de ir ao cinema, ao ser incorporado em um outro referencial de espaço. A incorporação das salas de cinema nos shopping centers propiciou uma nova forma de sociabilidade, respaldada nos parâmetros da modernidade. Tal processo é extremamente significativo na cidade de Uberlândia na década de 1990.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kellen Cristina Marçal de Castro Neves, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

É mestranda em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), bolsista do CNPq e integra o Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC).

Citas

ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Metrópole e cultura – São Paulo no meio século XX. Bauru/S: EDUSC, 2001.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: A aventura da modernidade. São Paulo: Cia das Letras, 1986.

CASTRO, Kellen Cristina Marçal de. Salas de cinema em Uberlândia: as novas formas de exclusão social. 2004. 64 f. Monografia (Graduação em História) – INHIS, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.

NOVAIS, Fernando Antonio; MELLO, João Manuel Cardoso de. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In: SCHWARZ, Lilia Moritz. (Org.). História da Vida Privada no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.

PADILHA, Valquíria. Shopping Center: a catedral das mercadorias. São Paulo: Boitempo, 2006.

RODRIGUES, Eliane Aparecida Silva. Sociabilidade em Catalão (GO): entre o arcaico e o moderno. (1920-1960). 2004. 140 f. Dissertação (Mestrado em História) – PPGHIS, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.

SIMÕES, Inimá. Salas de cinema em São Paulo. Pesquisa realizada pela equipe técnica de cinema, PW/Secretaria Municipal de Cultura/ Secretaria de Estado da Cultura, São Paulo, 1990.

SINGER, Ben. Modernidade, hiperestímulo e o inicio do sensacionalismo popular. In: CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa. (Orgs.). O Cinema e a Invenção da Vida Moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

OUTRAS FONTES

JORNAL CORREIO, Uberlândia, 18 de fevereiro de 1990, p. B – 8. Ver especialmente a reportagem intitulada Um gesto de amor à Uberlândia.

JORNAL CORREIO, Uberlândia, 18 de fevereiro de 1990, p. B –2. Consultar a reportagem intitulada Arcom vai construir um novo shopping center de 60 mil metros.

JORNAL CORREIO, Uberlândia, 04 de março de 1990, p. B – 1. Caderno suplemento.

JORNAL CORREIO, Uberlândia, 25 de março de 1990, p. 01. Caderno de suplemento.

JORNAL CORREIO, Uberlândia, 31 de março de 1991, p. B – 2. Para outras informações consultar a reportagem intitulada Um novo centro fora do centro.

JORNAL CORREIO, Uberlândia, 23 de abril de 1992.

Publicado

2006-12-12

Cómo citar

Marçal de Castro Neves, K. C. (2006). CINEMA: A MODERNIDADE E SUAS FORMAS DE ENTRETENIMENTO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 3(4), 1–16. Recuperado a partir de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/799