EM CARRANCAS, SUJEITOS SE ENCONTRAM E SE DESENCONTRAM

Autores/as

  • Isaías Pascoal Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes – MG

Palabras clave:

Conflito, Escravidão, Poder

Resumen

No dia 13 de maio de 1833, em Carrancas, freguesia pertencente à vila de São João Del Rei, escravos amotinados chacinaram membros da família do deputado Gabriel Francisco Junqueira, criando pânico em toda região. Que motivos os levaram à rebelião, e o que se pode dela inferir para esclarecer os mecanismos que garantem a permanência ou a ruptura do status-quo da relação entre senhores e escravos são os móveis deste artigo, que se pretende crítico em relação a concepções demasiado esquemáticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isaías Pascoal, Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes – MG

Mestre em Sociologia e Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP.

Citas

ANDRADE, Marcos Ferreira. Rebeldia e Resistência: as revoltas escravas na Província de Minas Gerais (1831-1840).1996. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1996.

BROTERO, Frederico de Barros. Memórias e tradições da família Junqueira. 2 ed. São Paul: S/ed., 1959.

GENOVESE, Eugene D. A terra prometida: o mundo que os escravos criaram. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1988.

GIDDENS, Anthony. Novas regras do método sociológico – uma crítica positiva das sociologias compreensivas. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1978.

GORENDER, Jacob. A escravidão reabilitada. São Paulo: Ática, 1990.

LARA, Sílvia H. Campos da violência: escravos e senhores na capitania do Rio de Janeiro 1750-1808. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

PALÁCIOS, Guilhermo. Campesinato e historiografia no Brasil, BIB, Rio de Janeiro, n. 35, 1º semestre de 1993.

SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem pelos distritos dos diamantes e litoral do Brasil. Belo Horizonte / São Paulo: Itatiaia / Edusp, 1974.

SCHWARTZ, Stuart. Escravos, roceiros e rebeldes. Bauru: Edusc, 2001.

SLENES, Robert W. Na senzala, uma flor: esperanças e recordações na formação da família escrava – Brasil sudeste, século XIX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

Publicado

2008-12-31

Cómo citar

Pascoal, I. . (2008). EM CARRANCAS, SUJEITOS SE ENCONTRAM E SE DESENCONTRAM. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 5(4), 1–19. Recuperado a partir de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/91