A EMERGÊNCIA DO DISCURSO HISTÓRICO NA CRÔNICA DE FERNÃO LOPES
Palabras clave:
História da historiografia, Fernão Lopes, CrônicaResumen
O objeto deste artigo é o estudo do campo discursivo que delimita e insere o conceito de história na crônica de Fernão Lopes (1380/90–1459?). A Crônica de D. João I revela um momento de crise dos valores tradicionais. A escrita da história deve explicar uma realidade distinta da ordem senhorial vigente. Lopes redimensiona o gênero cronístico, instituindo uma voz autoral ancorada em procedimentos de subjetivação. A partir do isolamento de estruturas discursivas tradicionais, Lopes abre um espaço de autonomia para a narrativa histórica, cerceando as formas encomiásticas, o cronista busca recontar as “estorias” ordenando-as numa perspectiva temporal bipartida que possibilite a produção da “nua verdade”.
Descargas
Citas
LOPES, Fernão. Cronica del rei Dom Joham I – de boa memoria e dos reis de Portugal o décimo. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1997, v.I. p. V-XLIV
SARAIVA, António José. O crepúsculo da Idade Média em Portugal. Lisboa: Gradiva, 1988.
CINTRA, Luís Lindley F. Prefácio. In: LOPES, Fernão. Cronica del rei Dom Joham I – de boa memoria e dos reis de Portugal o décimo. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1997, v. I. p. 15-16.
SERRÃO, Joaquim Veríssimo. História de Portugal. Lisboa: Verbo, 1979, v. I. p. 285-314.
SARAIVA, António José. Fernão Lopes. Lisboa: Coleção Saber – Europa-América, s/d. p. 7-16.
HARTMANN, Carmem Cardelle de. Introdução. In: SANTARÉM, João de (Biclarense). Crônica. Lisboa: Obras clássicas da literatura portuguesa medieval – Edições Colibri, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.