A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E SUA TRAJETÓRIA NO BRASIL

Auteurs

  • Paulo Cesar Tomaz Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mots-clés :

Patrimônio cultural, Preservação, Memória nacional

Résumé

O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre a preservação do patrimônio cultural, bem como refletir sobre sua trajetória de preservação em âmbito nacional. O estudo do patrimônio cultural promove a valorização e a consagração daquilo que é comum a determinado grupo social no tempo e no espaço, visto o mesmo possuir significações relevantes por ser parte de sua construção histórica. Busca-se nesse sentido compreender como a idéia de preservação obteve seu desenvolvimento na esfera pública do governo brasileiro. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Paulo Cesar Tomaz, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Esse artigo é parte da Dissertação de Mestrado em História defendida na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O autor é Doutorando em Ministério (D. Min.) pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ - Mackenzie) em convênio com o Reformed Theological Seminary (RTS), e membro do Centro de Estudos das Artes e do Patrimônio Cultural (CEAPAC/UEM), sob responsabilidade da Profa. Dra. Sandra C. A. Pelegrini (UEM).

Références

ARRUDA, Gilmar. Monumentos, semióforos e natureza nas fronteiras. In: ARRUDA, Gilmar (Org.). Natureza, fronteiras e territórios: imagens e narrativas. Londrina: Eduel, 2005.

BOSI, Ecléa. Memória da cidade: lembranças paulistanas. Instituto de Estudos Avançados. São Paulo: USP, vol. 1, n. 1, 1987.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Unesp, 2001.

CUNHA, Maria Clementina Pereira. (Org.) O Direito à Memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: Departamento do Patrimônio Histórico, 1992.

FONSECA. Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo: trajetória da Política Federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ/IPHAN, 1997.

FREIRE, Cristina. Além dos mapas: os monumentos no imaginário urbano contemporâneo. São Paulo: Annablume/FAPESP/SESC, 1997.

FUNARI, Pedro Paulo; Pelegrini, Sandra C. A. Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

KERSTEN, Márcia Scholz deAndrade. Os rituais de tombamento e a escrita da história: bens tombados no Paraná entre 1938-1990. Curitiba: UFPR, 2000.

LE GOFF. J. Documento/monumento. In: Memória-História. Lisboa: Imprensa Nacional, 1985.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Memória, história e cidade: lugares no tempo, momentos no espaço. ArtCultura, Uberlândia, vol. 4, n. 4, 2002.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989.

OUTRAS FONTES

CONSTITUIÇÃO DE 1934. Disponível em: http://www.planalto.gov.br

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br

DECRETO-LEI N. 25 DE 30 DE NOVEMBRO DE 1937. Artigo 1°. Disponível em: http://www.antt.gov.br

RODRIGUES, Marly. Patrimônio, idéia que nem sempre é pratica. DEPARTAMENTO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DO DISTRITO FEDERAL. A Construção da cidade de Brasília. Brasília, 1998.

Téléchargements

Publiée

2010-08-31

Comment citer

Tomaz, P. C. . (2010). A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E SUA TRAJETÓRIA NO BRASIL. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 7(2), 1–12. Consulté à l’adresse https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/260