ENTRE BICHOS DE PÉ E PIANOS
ACEITAÇÕES E ADAPTAÇÕES DAS FILHAS DE CARIDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO À CULTURA MINEIRA NO SÉCULO XIX
Mots-clés :
Filhas de Caridade, Correspondência, Cultura OrganizacionalRésumé
Este artigo pretende trabalhar com a correspondência trocada entre a primeira superiora das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo de Mariana (MG) e a sede da congregação em Paris. Por meio desta correspondência é possível perceber o caminho trilhado pelas doze irmãs desde Paris até o local do destino. As impressões ao longo da viagem demonstram as diferenças culturais entre as vicentinas e as pessoas dos locais por onde passavam. Embora tivessem a orientação de manutenção da cultura organizacional para o bem desempenho da obra, tiveram que sofrer algumas adaptações para serem aceitas em Minas Gerais. Exemplifica-se a adaptação por meio do ensino do piano e a aceitação quando já não eram mais atormentadas pelos bichos de pé. Verifica-se como o fortalecimento das Irmãs Vicentinas esteve ligado à adaptação cultural de seus princípios aos desejos das famílias mineiras na segunda metade do século XIX.
Téléchargements
Références
BURTON, Richard. Viagem do Rio de Janeiro a Morro Velho. São Paulo: Itatiaia, 1976.
GRUZINSKI, Serge. Les quatre parties Du monde. Histoire d’une mondialisation. Paris: Éditions de la Martinière, 2004.
OUTRAS FONTES
Carta de Padre Etienne às Filhas de Caridade. Paris, 25 de novembro de 1848. In: História da missão das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo no Brasil. Mariana: Casa da Providência, 1999. Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana.
Carta da Irmã Dubost à Irmã Mazin. Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 1849. In: História da missão das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo no Brasil. Mariana: Casa da Providência, 1999. Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana.
Carta da Irmã Dubost à Irmã Henriqueta, 04 de setembro de 1849. In: História da missão das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo no Brasil. Mariana: Casa da Providência, 1999. Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana
Carta da Irmã Dubost à Irmã Mazin. Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 1849. In: História da missão das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo no Brasil. Mariana: Casa da Providência, 1999.
Carta da Irmã Dubost à Ir. Mazin, iniciada em 24 de maio 1849. História da missão das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo no Brasil. Mariana: Casa da Providência, 1999. Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana.
Carta de Irmã Dubost à Superiora francesa, 21/03/1854. In: História da missão das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo no Brasil. Mariana: Casa da Providência, 1999. Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana.
Carta da Irmã Dubost ao PE. Etienne 12 a 22 de abril de 1852. In: História da missão das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo no Brasil. Mariana: Casa da Providência, 1999. Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana.
Carta da Irmã Dubost à Superiora de Paris, 25 de maio de 1852. In: História da missão das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo no Brasil. Mariana: Casa da Providência, 1999. Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana.
Cartas da Irmã Dubost à Superiora de Paris. 24/05/1852; 21/12/1852; 24/10/1853. In: História da missão das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo no Brasil. Mariana: Casa da Providência, 1999. Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana.
Carta da Irmã Dubost à Superiora, 07 de janeiro de 1853. In: História da missão das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo no Brasil. Mariana: Casa da Providência, 1999. Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.