A CIDADE REVELADA EM DOIS TEMPOS
APONTAMENTOS SOBRE A URBANIZAÇÃO DE CANOAS/RS A PARTIR DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS (1952/1978)
Mots-clés :
Fotografia e História, Fotografia e Oralidade, Urbanização, Cidades metropolitanas, Canoas/RS (Brasil)Résumé
Este artigo, concebido a partir de uma interlocução existente entre a História Urbana e a História Visual, busca comunicar a respeito de um estudo de caso realizado em Canoas/RS. O objetivo da investigação foi o de analisar o(s) modo(s) de apreensão da urbanização da cidade através da fotografia em dois tempos (1952/1978). O recorte temporal limitado pelos anos citados é caracterizado por intensas transformações territoriais e populacionais em Canoas, que foram registradas, entre outras produções, pelas fotografias. Em termos teórico-metodológicos, adotou-se a ideia de que a fotografia é tanto um suporte material (documento) quanto uma elaboração cultural (representação) da realidade em questão. São destaques do texto as especificidades da constituição de um trabalho com fotografias vinculadas a uma cidade metropolitana, a elucidação das diferentes temporalidades do processo de urbanização das cidades brasileiras e as possibilidades de pesquisa decorrentes do cruzamento de fontes orais e imagéticas.
Téléchargements
Références
CAVENAGHI, Airton José. São José do Rio Preto fotografado: imagética de uma experiência urbana (1852-1910). In: Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 23, n. 46, 2003.
FABRIS, Annateresa. Discutindo a Imagem Fotográfica. In: Fotografia Contemporânea, 2007, p. 1-12. Disponível em: www.fotografiacontemporanea.com.br
GRAEBIN, Cleusa; PENNA, R.; SABALLA, V. De cidade dormitório a cidade industrial: memórias e imagens da urbanização de Canoas. III Simpósio Nacional de História Cultural: mundos da imagem do texto ao visual, 2006, Florianópolis.Anais do III Simpósio Nacional de História Cultural, Florianópolis, 2006.
KOSSOY, Boris. Construção e desmontagem do signo fotográfico. In: Realidades e ficções na trama fotográfica. 3ª ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
LEITE, Miriam Moreira. Retratos de família. São Paulo: Edusp, 1992.
LEPETIT, Bernard. Por uma nova história urbana. São Paulo: Ed. da USP, 2001.
LIMA, Solange F. de; CARVALHO, Vânia C. de. Fotografia e Cidade: da razão urbana à lógica de consumo: álbuns da cidade de São Paulo, 1887-1954. Campinas: Mercado de Letras, 1997.
LISPECTOR, Clarice. A Paixão segundo G.H. 6ª. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1979.
MAUAD, Ana Maria. A inscrição na cidade: paisagem urbana nas fotografias de Marc Ferrez e Augusto Malta. In: Poses e flagrantes. Ensaios sobre o fotográfico. Niterói: Eduff, 2008.
MAUAD, Ana Maria. Fotografia e História: possibilidades de análise. In: CIAVATTA, Maria; ALVES, Nilda (Orgs.). A Leitura de Imagens na Pesquisa Social: História, comunicação e Educação. São Paulo: Cortez, 2004.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Rumo a uma história visual. In: MARTINS, J. S.; ECKERT, C.; NOVAES, S.C. (Orgs.) O imaginário e o poético nas Ciências Sociais. Bauru: EDUSC, 2005.
MONDENARD, Anne de. A emergência de um novo olhar sobre a cidade: as fotografias urbanas de 1870 a 1918. In: Projeto História: espaço e cultura, n. 18, mai. de 1999.
MONTEIRO, Charles. Imagens sedutoras da modernidade urbana: reflexões sobre a construção de um novo padrão de visualidade urbana nas revistas ilustradas na década de 1950. Revista Brasileira de História, v. 27, p. 159-176, 2007.
PESAVENTO, Sandra. O imaginário da cidade: visões literárias do urbano – Paris – Rio de Janeiro – Porto Alegre. 2ª ed. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2002.
TURAZZI, Maria Inês. Paisagem construída: fotografia e memória dos “melhoramentos urbanos” na cidade do Rio de Janeiro. In: Varia história, Belo Horizonte, vol. 22, n. 35, jan.-jun. de 2006.
VIEGAS, Danielle Heberle. Entre o(s) passado(s) e o(s) futuro(s) da cidade: um estudo sobre a urbanização de Canoas/RS (1929-1959). 2011. 184 f. Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.