“NEM TÃO DISTANTES"

RELAÇÕES ENTRE O UNIFORME ESCOLAR E A MODA EUROPEIA – UM ESTUDO DE CASO

Auteurs

  • Claudia Schemes Universidade Feevale
  • Denise Castilhos de Araujo Universidade Feevale
  • Ida Helena Thön Universidade Feevale

Mots-clés :

Uniforme escolar, Moda, Fundação Evangélica

Résumé

Este artigo analisa o uniforme escolar no Brasil e suas relações com a moda nacional e internacional. Realizamos uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso com uma escola fundada no século XIX, no interior do Rio Grande do Sul, a Fundação Evangélica, para observarmos de que forma a moda europeia influenciou as vestimentas de seus alunos.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Claudia Schemes, Universidade Feevale

Doutora em História, professora dos cursos de História, Moda e Mestrado em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, pesquisadora do grupo Cultura e Memória da Comunidade.

Denise Castilhos de Araujo, Universidade Feevale

Doutora em Comunicação Social, professora dos cursos de Comunicação Social e Design e do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, pesquisadora do Grupo Cultura e Memória da Comunidade.

Ida Helena Thön, Universidade Feevale

Especialista em Artes Visuais, professora dos cursos de Design e de Moda da Universidade Feevale, coordenadora pedagógica do Museu Nacional do Calçado.

Références

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2006.

BRAGA, João. História da moda: uma narrativa. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2004.

ECO, Humberto. O hábito fala pelo monge. In: ECO, Humberto. Psicologia do vestir. 3.ed. Lisboa: Assírio e Alvim, 1989.

FARIAS, Rita de Cássia Pereira. Entre a igualdade e a distinção: a trama social de uma grande empresa corporificada no uniforme de trabalho. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2010, p. 257 Disponível em: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000477102

KANNENBERG, Hilmar. Fundação Evangélica – Um século a serviço da educação (1886 a 1986). São Leopoldo: Rotermund, 1987.

LEHNERT, Gertrud. História da Moda do Século XX. Colônia: Könemann, 2000.

LONZA, Furio. História do uniforme escolar no Brasil. Brasília: Ministério da Cultura, 2005.

MOUTINHO, Maria Rita e VALENÇA, Máslova Teixeira (Orgs) A Moda no século XX. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2000.

PEROSA, Graziela Serroni. A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas. In. Cadernos Pagu. Campinas. Junho 2006, vol. 26, p. 87 – 111. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cpa/n26/30387.pdf

PEROSA, Graziela Serroni. Três escolas para meninas. 2005. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação da Universidade de Campinas, Campinas, 2005. Disponível em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000350856

PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. 7. ed. São Paulo: Ática, 1997.

SILVA, Katiene Nogueira da. “Criança calçada, criança sadia!”: sobre os uniformes escolares no período de expansão da escola pública paulista (1950/1970). 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29062007-152705/pt-br.php

OUTRAS FONTES

Revista Vogue, Paris, 15 de outubro de 1913.

Téléchargements

Publiée

2013-12-12

Comment citer

Schemes, C. ., Castilhos de Araujo, D. ., & Thön, I. H. . (2013). “NEM TÃO DISTANTES": RELAÇÕES ENTRE O UNIFORME ESCOLAR E A MODA EUROPEIA – UM ESTUDO DE CASO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 10(2), 1–17. Consulté à l’adresse https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/518