“EU SEI QUE A SOMBRA DAS MÃOS JOGA NO CHÃO A MESMA COR”
A FORÇA E A MENSAGEM DA MUSICALIDADE DE TONY TORNADO
Mots-clés :
Tony Tornado, Black music, Discriminação racial, V Festival InternacionalRésumé
O presente artigo visa refletir sobre os aspectos políticos e identitários presentes na musicalidade e desempenho profissional de Tony Tornado, artista brasileiro que residiu nos EUA durante os anos 1960, momento em que contestações colocavam em xeque o autoritarismo e problemas étnicos. Neste período, o cantor entrou em contato com a soul music e com o black power. Tais influências foram expressas em canções interpretadas por ele e nas suas performances exibidas em festivais e programas televisivos, na primeira metade dos anos 1970. Salientamos que sua apresentação no V FIC, declarações públicas e atitudes chamaram a atenção das autoridades militares e despertaram desconfianças sobre as possíveis afinidades do cantor com o “Partido dos Panteras Negras”. Constatamos, por fim, que algumas músicas gravadas por Tornado se ocuparam de temáticas sociais e da discriminação racial sofrida pelos negros.
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